5 dicas para quem vai encarar o mar

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

As provas de travessia aquática estão ganhando cada vez mais espaço nos calendários esportivos de muitos nadadores amadores, principalmente, para aqueles que buscam desafios.

Quer encará-la sem dúvidas ou receios? Técnica, respiração e a largada são muito importantes. Mas, tem mais. As dicas a seguir podem ser aplicadas antes e durante a prova.

leia-mais-cinza
ícone-texto CIRCUITO AQUA TERÁ 4 TRAVESSIAS EM 2015
ícone-texto ALONGUE-SE PARA NADAR EM MAR ABERTO
ícone-texto TREINE A NAVEÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS

1 – Treine com regularidade
Tornar o treinamento prioritário na sua rotina é algo fundamental para melhorar o seu desempenho. Treinar com regularidade, ou seja, pelo menos três vezes na semana (nessa hora, vale usar a própria piscina), é essencial para ir conseguir além na hora da prova.

2 – Alimente-se corretamente
O ideal é que, antes de cair no mar, você consuma apenas alimentos de fácil digestão, que não causem desconforto gástrico. Uma dica para as semanas de treinamento é comer frutas e alimentos nutritivos, como frutas, vegetais, pães, cereais, arroz, quinua, massas, milho, batata, aipim, inhame, já que o exercício prolongado reduz os níveis de glicogênio muscular.

Você também pode apostar em lanches rápidos para antes da prova, com pão integral, queijo branco e peito de peru. Na hora da hidratação, beba sempre muita água e sucos leves.

3 – Acostume-se com os óculos
Apesar de parecer uma simples dica, acostumar-se com os seus óculos de natação antes da prova é primordial, pois a visão submersa ficará melhor. Porém, leva alguns dias para você se acostumar com o acessório. Então, use-os antes, durante os treinos. Fixe-os bem aos seus olhos e use, na competição, o mesmo que usou para treinar.

4 – Fique calmo na hora da largada
No pontapé inicial da prova, é comum aquele amontoado de nadadores em busca de algum espaço na água. Nesse primeiro momento, pode ser que você leve algumas “pernadas e braçadas”, dos outros competidores. Mas, mantenha a calma: procure por outro espaço ou espere mais um pouco para largar melhor.

5 – Concentre-se
Nadar tenso pode ser prejudicial para o rendimento, pois aumenta o gasto de energia. Tente se concentrar, apenas, na prova e desfrute o momento no mar.

(Fonte: Silvio Kestener, professor de natação da Cia Athletica unidade Kansas – SP; Mariana Onis, professora e treinadora da Bio Ritmo São Paulo)