Travessia dos Fortes reunirá 2 mil nadadores no Rio

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

Maior maratona aquática da América Latina, a Travessia dos Fortes reunirá dois mil nadadores neste domingo (3/4) em Copacabana, no Rio de Janeiro.

A raia de 3.500m será dividida por 12 boias com seis metros de diâmetro cada. São seis amarelas numeradas de um a seis do lado esquerdo e seis laranjas sem numeração do lado direito do percurso. Todas serão colocadas lado a lado limitando a área dos nadadores.

Além das boias grandes, a raia será composta por outras de tamanho médio de 50 cm (a cada 25 metros) e pequeno de 25 cm (intercaladas a cada 10m). Caso o nadador tenha algum problema durante a prova, ele deverá recorrer à raia até ser resgatado. A distância máxima que os nadadores podem chegar em relação à terra é de 800 m.

O Corpo de Segurança Aquática do evento contará com 56 militares do Exército, 50 Bombeiros Militares e 130 contratados distribuídos em 70 pranchões, 30 caiaques, seis jet skis, oito traineiras, 20 botes infláveis e duas grandes lanchas de socorro. A equipe médica poderá utilizar duas lanchas capazes de realizar deslocamentos de emergência com rapidez. A equipe será composta por 11 médicos e 15 enfermeiros. A organização da prova também disponibilizará quatro UTIs móveis – duas na largada e duas na chegada – e duas ambulâncias para remoção, uma em cada local.

Para participarem da competição, todos os nadadores inscritos têm que apresentar dois atestados: o médico, com carimbo profissional pelo CRM; e o do técnico, com carimbo profissional pelo CREF, comprovando terem totais condições de saúde mental e física para participar da prova.