Seleção brasileira de natação: 19 recordes

Atualizado em 29 de março de 2018

Depois de conquistar 18 pódios e de bater dois recordes, em Portugal e Israel, durante os Torneios Multinations, a nova geração da seleção brasileira de natação ainda conseguiu outro feito: o 1° lugar no Sul-Americano Juvenil de Desportes Aquáticos. Em Lima, no Peru, entre os dias 15 a 18 de abril, os nadadores brasileiros, de 14 e 18 anos de idade, ficaram com o título do campeonato ao somar 952 pontos na classificação geral, à frente da Argentina (560 pontos) e do Peru (415,50).

Entre as 92 medalhas conquistadas pela seleção brasileira de natação, estão 54 de ouro, 29 de prata e 9 de bronze. Sem contar com os 19 recordes sul-americanos quebrados pelos jovens brasileiros e com o Prêmio Individual Señor de Sipan, entregue aos atletas mais eficientes da competição nas categorias masculino e feminino, conquistados pelos nadadores Felipe Souza, de 17 anos, e Bruna Primati, de 18 anos.

Os resultados do Sul-Americano mostram a boa fase da natação brasileira juvenil, que participou do Campeonato Maria Lenk alguns dias atrás. Mas, as competições não param por ai. Os jovens nadadores se preparam para disputar o Campeonato Brasileiro, no final de abril, o Pan-Americano, em julho, e o Mundial Júnior de Cingapura, em de agosto. “Todos os nadadores se superaram aqui no Sul-Americano. Vimos aqui que estamos no caminho certo e que o Brasil ainda vai crescer. O mais importante não é a hegemonia do Brasil e sim o desenvolvimento dos atletas brasileiros”, ressaltou Carlos Camargo, chefe da equipe brasileira, em entrevista para o site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

(Fonte: Portal da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos)