RJ: Austrália vence revezamento 4x500 e fatura Desafio Raia Rápida

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

Depois de chegar ao último dia do Desafio Raia Rápida na terceira colocação, atrás da equipe brasileira e norte-americana, a Austrália venceu a competição após vitória no revezamento 4 x 500, disputado na piscina do Botafogo (RJ). Como se não bastasse a virada, o time australiano formado por Daniel Arnamhart, Christian Sprenger, Matthew Targett e Matthew Abood quebrou o recorde mundial do estilo com o tempo de 1m38s23. O Brasil ficou com o bronze ao terminar a prova em 1m39s72 – melhor marca sul-americana.

Na classificação geral, a segunda colocação ficou com o time brasileiro composto por Daniel Orzechowski, João Luiz Gomes Jr, Nicholas Santos e Alan Vitória, que estavam na liderança após as provas individuais, quando somavam nove pontos. Os EUA vinham atrás com oito e a Austrália com sete, em terceiro.

O Desafio Raia Rápida terminou com os australianos na liderança com 13 pontos, seguidos pelo Brasil com 11. Atuais campeões, os Estados Unidos completaram o pódio com oito pontos. Mesmo com grandes nomes como o ex-detentor do recorde mundial nos 50m livres, Frédérick Bousquet, e o atual campeão olímpico dos 50m livre e mundial no revezamento 4×100 m livre, Florent Manadou, a França foi a decepção do torneio. A equipe terminou a competição na quarta posição, após somar quatro pontos.

A forma de disputa do Desafio estabelecia que quatro atletas de cada país, competiriam em provas individuais e de revezamento. Eles sempre nadariam na sua especialidade (borboleta, costas, peito e livre), em provas eliminatórias, na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova seriam desclassificados, até que restem apenas dois nadadores na final de cada estilo.

O quarteto brasileiro levou a melhor nas provas do 50m peito, com Daniel Orzechowsky e no estilo borboleta, com Nicholas Santos. O norte-americano Josh Schneider levou a vitória no estilo livre, enquanto Christian Sprenger, da equipe da Austrália, venceu nos 50m peito.