Porto Belo (SC) recebe o Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

Neste domingo (23 de fevereiro), alguns dos nadadores que levaram o Brasil ao lugar mais alto do pódio nas maratonas aquáticas do Mundial de Barcelona (Espanha), em 2013, cairão na água para a disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade, em Porto Belo (SC). Serão realizadas, paralelamente, uma etapa de 5 km e outra prova válida pela nova Copa Brasil, na mesma distância.

Já confirmaram presença nas competições os atuais campeões brasileiros Ana Marcela Cunha, Samuel de Bona, Diogo Vilarinho e Allan do Carmo, todos integrantes da equipe do Brasil no título mundial de 2013. Todos eles, além de Betina Lorscheitter, representarão o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago (Chile), no próximo mês de março.

Poliana Okimoto (melhor maratonista aquática, segundo a FINA – Federação Internacional de Natação) e Luis Rogério Arapiraca, ambos vencedores da Meia-Maratona Aquática de Porto Belo, em 2013, não participarão neste ano.

Esta etapa também será uma seletiva para os 5 km da Copa do Mundo Junior de Maratonas Aquáticas, marcada para o fim de agosto de 2014, em Israel. Os dois primeiros colocados (no feminino e no masculino), nascidos em 2000, 1999 ou 1998, garantem lugar na competição. Nesta faixa etária, há alguns destaques em busca da vaga como Luiz Henrique Clinco, Mariana Vignoli e Camila Poso Tribst.

A partir deste ano, as maratonas terão dois circuitos nacionais. O tradicional Campeonato Brasileiro, de alto rendimento e percurso de 10 km – ou trajetos inferiores, em casos de seletivas para competições internacionais (5 km ou 7,5 km). Neste torneio, os atletas ficam divididos nas categorias infantil (13 – 14 anos), Juvenil (15 – 16 anos), Junior (17 a 19) e Sênior (de 20 anos para cima). Os competidores e suas equipes acumulam pontos na classificação geral e em cada faixa etária.

Já o outro torneio, que acontece paralelamente ao Campeonato Brasileiro, é a Copa Brasil, circuito nacional de desenvolvimento com etapas, exclusivamente, de 5 km. Os nadadores ganham pontos somente dentro de suas faixas etárias (17 no total, como era até o ano passado no campeonato nacional). No final do circuito, cada categoria terá seu respectivo campeão.