Poliana é prata na Maratona Aquática do Pan

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

Poliana Okimoto conquistou a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nas maratonas aquáticas de 10 km, disputada em Puerto Vallarta, no México, neste sábado (22). Poliana repetiu seu resultado no Pan do Rio. Ana Marcela, que ficou em sétimo em 2007, chegou em quinto lugar desta vez.

No masculino, Allan do Carmo, bronze no Rio/2007, desta vez, sentiu muito o calor da água e terminou na 7ª posição. Samuel de Bona ficou em 12º.

A vencedora no feminino foi Cecília Biagioli, com muita vantagem sobre as outras, a exemplo do que fizera na Maratona Internacional de Santos/SP, em abril deste ano, em que Poliana também chegou em segundo lugar. Cecília foi quinta colocada na maratona de 10 km do Mundial de Xangai, em julho, e Poliana, a 7ª. Assim, ambas conquistaram a vaga olímpica. A terceira colocada em Guadalajara foi a americana Christine Jennings, seguida pela compatriota Eva Fabian.

“Foi uma prova muito dura, muito quente. Na água e aqui fora também. Acho que foi a água mais quente que já enfrentei na vida. Infelizmente não vi a Cecília desgarrando do grupo, não consegui nem visualizar onde ela estava. Mas estou feliz com a prata, pois mostra que em quatro anos continuei num bom nível de natação”, afirmou Poliana.

Já Ana Marcela, campeã mundial dos 25 quilômetros, que chegou a ser anunciada erradamente como segunda colocada, se contentou com o resultado.

“A água estava quente, mas a dificuldade foi para todas. A maior dificuldade foi mesmo as adversárias, que estavam bem preparadas assim como eu. Fiquei em quinta, melhor do que no Pan passado. É lógico que esperava por uma medalha, mas estou contente com o desempenho, também”, disse Ana Marcela.

No masculino, vitória do canadense Richard Weinberg, seguido pelo norte-americano Arthur Frayle. O bronze foi para o argentino Guillermo Bertola. Allan estava muito extenuado ao fim da prova.

Esta é a segunda vez que as maratonas aquáticas participam do programa dos Jogos Pan-Americanos. Na primeira, no Rio/2007, o Brasil conquistou duas medalhas: prata com Poliana Okimoto, no feminino; e bronze com Allan do Carmo, no masculino. Na ocasião, os Estados Unidos dominaram a prova com os ouros de Chloe Sutton e Francis Crippen, este falecido no fim do ano passado.

Ana Marcela em 2010 e Poliana em 2009 conquistaram o título da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, circuito internacional da FINA disputado em várias etapas de 10 quilômetros por todo o mundo. Já na estreia da modalidade em Olimpíadas, Ana e Poliana terminaram em 5º e 7º lugar, respectivamente.

Resultados – 10 km

Feminino
1 – Cecília Biagioli – Argentina – 2h04min11s6
2 – Poliana Okimoto – Brasil – 2h05min51s4
3 – Christine Jennings – EUA – 2h05min52s2
5 – Ana Marcela – Brasil – 2h05min55s2

Masculino
1  – Richard Weinberg – Canadá – 1h57min31s0
2 – Arthur Frayler – EUA – 1h57min31s3
3 – Guillermo Bertola – Argentina – 1h57min33s9
7 – Allan do Carmo – Brasil – 1h58min37s3
12 – Samuel de Bona – Brasil – 2h08min28s5