Para que servem os óculos de natação?

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Assim como qualquer outro esporte, a natação demanda alguns acessórios para a prática da atividade – e o óculos está na lista dos mais importantes. A escolha desse equipamento culmina, diretamente, no desempenho do atleta, podendo influenciar em qual direção ele irá tomar e na proteção de seus olhos. O cloro da piscina e o sal do mar irritam bastante o globo ocular e, além disso, ambientes aquáticos estão mais propensos a contaminações por germes. O uso do óculos é de extrema importância, mas alguns cuidados são necessários, tanto na hora de escolher o modelo como na hora de usá-los.

leia-mais-cinza
icon texto_menor 5 DICAS PARA NADADORES INICIANTES

Existem vários tipos e formatos que agregam, para qualquer tamanho de rosto. Mas é importante experimentar até achar o mais confortável para você. A qualidade do material e o conforto irão influenciar em seu desempenho. Além disso, se você pretende nadar em mar aberto, escolha óculos de natação escuros ou espelhados. Depois de alguns minutos da largada, o sol pode te atrapalhar, caso escolha óculos de natação claro. O reflexo atrapalha a concentração e dificulta a percepção dos pontos de referência.

Já na hora de usar o acessório, os cuidados estão relacionados à proteção do seu olho, principalmente se usar lentes de contato. Por se contaminarem facilmente, as lentes necessitam da proteção dos óculos. Se você se sentir incomodado, existem modelos de natação com lentes de grau, achados em lojas especializadas. Mas atenção: se por algum motivo, entrar água em seus olhos e, consequentemente, em suas lentes, recomenda-se usar colírios umidificantes ou aguardar cerca de 20 minutos para remover as lentes. Esse tempo permite um reequilíbrio das lentes com a lágrima, tornando-as mais frouxas e prevenindo machucados durante a remoção. Recomenda-se também preferir lentes de uso diário que são descartadas logo após o uso.

Cuidados com os óculos de natação
Hoje, a maioria das lentes vêm com tratamento anti-embaçante e anti-risco, mas alguns cuidados devem ser tomados para preservar seus óculos por anos. Veja:

– Após o uso, lave os óculos com água limpa e fria;
– Deixe-os secar em um lugar seco e abrigado do sol;
– Não esfregue ou passe um pano nas partes internas das lentes, pois removerá a aplicação anti-embaçante;
– Nada de deixá-lo pendurado ou jogado em qualquer canto. Guarde-o em sua embalagem para evitar deformação das ventosas ou da própria moldura.

(Fonte: Silvio Campioni, professor da Cia Athletica, unidade Anália Franco, em São Paulo (SP); Speedo)

testebotao2