Natação: Aos 100 anos, atleta bate recorde

Atualizado em 20 de abril de 2016

Quando muita gente busca praticar a natação por hobby ou por necessidades de saúde, eis que aparece alguém que surpreendente… A japonesa Mieko Nagaoka foi buscar uma terapia para os joelhos, por meio da natação, e aos 100 anos, conquistou um novo recorde: foi a primeira na sua idade, no mundo, a nadar os 1.500 livres em piscina de 25 metros com o tempo de 1h15min. A conquista aconteceu no último sábado (4 de abril), em Matsuyama, no Japão. Mieko completou o percurso com o nado costas.

Apesar de pertencer a uma família de nadadores, a centenária começou a natação aos 82 anos. Ela não demorou a aumentar o volume de treinos e a começar a participar de provas internacionais. Alguma delas até lhe renderam outras marcas, como o recorde nos 1.500m em piscina longa e o recorde mundial em sua categoria (de 100 a 104 anos), segundo a Federação Internacional de Natação (FINA), em provas de distâncias variadas.

leia-mais-cinza

No ano passado, depois do aniversário de 100 anos, Mieko lançou um livro com o título Tenho 100 anos e sou a melhor nadadora ativa do mundo. Em entrevista à agência de notícias Kyodo, ela mostrou que deseja manter o título por mais alguns anos. “Quero nadar até ter 105 anos se conseguir viver até lá”, afirmou.

(Fonte: BBC Brasil)