Nadadores se preparam para estreia no Pan-Pacífico

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Notícias

Os nadadores brasileiros já estão na cidade de Irvine, nos Estados Unidos, para o Campeonato Pan-Pacífico, que começa nesta quarta-feira (18), com mais de 300 atletas de 21 países. No horário de Brasília, as eliminatórias acontecem a partir das 14 horas e as finais, a partir das 22 horas.

A competição, principal evento em piscina olímpica para a seleção brasileira em 2010, contará com os principais nadadores de Estados Unidos, Austrália, Japão, Canadá, China, África do Sul, entre outros.

No primeiro dia, Gabriella Silva volta à ativa nos 50m borboleta após operação no ombro no final de 2009. Entre as adversárias ela terá a recordista australiana da prova, Marieke Guehrer, e a recordista japonesa, Yuka Kato.

Nicholas Santos e Cesar Cielo disputam a versão masculina dos 50m borboleta. Cesar, focado nos 50m e 100m livre, entra na prova para “quebrar o gelo” e entrar no clima da competição. O Brasil terá também Frederico Castro na disputa e entre os adversários estrangeiros, o sul-africano Roland Schoeman.

Nos 200m livre, um desafio para as participantes será superar o recorde de campeonato, 1m57s48, que pertence a Cláudia Poll, da Costa Rica, desde 1997. Tatiana Lemos Barbosa e Juliana Kury serão as brasileiras na prova.

Entre os homens, Nicolas Oliveira, Rodrigo Castro e Leonardo Fim terão 33 rivais nos 200m livre entre eles os americanos Ryan Lochte e Peter Vanderkaay, este último medalhista de bronze da prova nos Jogos Olímpicos de Pequim; o recordista japonês Sho Uchida e o coreano Tae Park, vice-campeão olímpico em Pequim 2008.

Nos 100m estilo costas está a campeã olímpica, recordista americana e de campeonato da prova, Natalie Caughlin; a recordista japonesa, Shiho Sakai, e a recordista australiana, Emily Seebohm. Pelo Brasil nadam Fabiola Molina e Fernanda Alvarenga.

No masculino, dois que subiram ao pódio na última Olimpíada, o americano Aaron Peirsol e o australiano Hayden Stoeckel, respetivamente, ouro e bronze na China. Peirsol é também o recordista mundial e de campeonato dos 100m costas. Guilherme Guido e Gabriel Mangabeira defendem o Brasil nesta disputa.

O nível alto da competição segue com os 200m borboleta feminino e masculino. Joanna Maranhão, Larissa Cieslak e Manuella Lyrio entram para competir com a chinesa recordista mundial e campeã olímpica, Liu Zige. Também está inscrita a americana Jessicah Schipper, bronze em Pequim e recordista do Pan-Pacífico.

Kaio Márcio estreia direto em sua principal prova e como todos nesta competição, com adversários de muito peso, entre eles o americano Michael Phelps, recordista mundial e campeão olímpico, e também o japonês Matsuda Takeshi, bronze nos 200m borboleta em Pequim e recordista japonês da prova.

As provas longas encerram o primeiro dia de eliminatórias em Irvine. Sarah Correa nada os 800m livre pelo Brasil, a prova que certamente tem um dos recordes de competição mais antigos, 8m16s22, feito pela americana Janet Evans em 1989.

O brasileiro Lucas Kaniesky disputa na parte da manhã os 1500m livre e aguardará sua colocação após a série mais forte que acontecerá na parte da tarde com Ousama Mellouli e o canadense Ryan Cochrane, respectivamente, ouro e bronze em Pequim, como destaques.

O Torneio Pan-Pacífico tem suas regras próprias que permite a inscrição ilimitada de nadadores por país, mas somente dois podem chegar a Final A (1º ao 8º) e mais um na Final B (9º ao 16º). Assim, este ano o Brasil terá nadadores da seleção oficial, escolhidos por índices técnicos e custeados na competição pela CBDA, e mais extras que solicitaram inclusão no evento.

Uma ausência no time brasileiro divulgado inicialmente será a nadadora Daynara de Paula, que terá uma audiência na sede da Federação Internacional de Natação – FINA, para dar prosseguimento a questão de seu teste de doping feito em março, durante os Jogos Desportivos Sul-Americanos.

Seleção Oficial

Feminino: Fabíola Molina/ Gabriella Silva/ Joanna Maranhão.

Masculino: André Schultz / Bruno Fratus / Cesar Cielo Filho / Eduardo Fischer / Felipe França Silva / Fernando Silva / Gabriel Mangabeira / Glauber Silva / Guilherme Guido / Henrique Barbosa / Henrique Rodrigues / João Gomes Júnior / Luiz Arapiraca / Kaio Márcio Almeida / Leonardo de Deus / Lucas Salatta / Nicholas Santos / Nicolas Oliveira / Tales Cedeira / Thiago Pereira.

Chefe da Delegação e Coordenador Técnico: Rômulo Noronha
Técnicos: Alberto Silva, Antônio Barbosa, Arilson Silva e Brett Hawke.
Equipe Multidisciplinar: Marcus Bernhoeft (médico), Paulo César Marinho (biomecânico).

Extras

Feminino:  Ana Carvalho / Carolina Mussi / Felipe Lima / Fernanda Alvarenga / Flávia Delaroli-Cazziolato / Juliana Kury / Juliana Marin / Larissa Cieslak / Manuella Lyrio / Natália Favoreto / Poliana Okimoto / Sarah Correa / Tatiana Lemos Barbosa / Tatiane Sakemi.

Masculino: Allan do Carmo / Diogo Yabe / Frederico Castro / Leonardo Fim / Lucas Kaniesky / Rodrigo Castro.

Técnico: Luiz Raphael

Programação:

18/8 – Quarta-feira

14h – Eliminatórias

50m borboleta Masc e Fem
200m livre Masc e Fem
100m costas Masc e Fem
200m borboleta Masc e Fem
800m livre feminino (Série fraca)
1500m livre masculino (Série Fraca)

22h – Finais

50m borboleta Masc e Fem
200m livre Masc e Fem
100m costas Masc e Fem
200m borboleta Masc e Fem
800m livre feminino (Série forte)
1500m livre masculino (Série Forte)

19/8 – Quinta-feira

14h – Eliminatórias

100m livre Masc e Fem
100m peito Masc e Fem
200m costas Masc e Fem
50m costas Masc e Fem
22h – Finais

100m livre Masc e Fem
100m peito Masc e Fem
200m costas Masc e Fem
50m costas Masc e Fem
4x200m livre (Todas as Séries)

20/8 – Sexta-feira

14h – Eliminatórias

400m livre Masc e Fem
100m Borboleta Masc e Fem
200m costas Masc e Fem
50m peito Masc e Fem
22h – Finais

400m livre Masc e Fem
100m Borboleta Masc e Fem
200m costas Masc e Fem
50m peito Masc e Fem
4x100m livre (Todas as Séries)

21/8 – Sábado
14h – Eliminatórias

200m medley Masc e Fem
50m livre Masc e Fem
200m peito Masc e Fem
800m livre Masc (Série Fraca)
1500m Fem (Série Fraca)

22h – Finais

800m livre Masc (Série Forte)
200m medley Masc e Fem
50m livre Masc e Fem
200m peito Masc e Fem
1500m Fem (Série Forte)
4x100m medley (Todas as séries)