Nadador Daniel Dias concorre ao prêmio Laureus 2011

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

O nadador paulista Daniel Dias foi anunciado como um dos indicados ao prêmio Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability (Melhor Esportista com Deficiência do Ano). Esta é a terceira vez que Daniel concorre ao prêmio, em 2009 ele foi contemplado com o Laureus.

“Agora é torcer, quem sabe levo este ano novamente”, diz Daniel. O prêmio Laureus World Sports reconhece os contributos esportivos durante o ano de 2010 e é o principal evento de homenagem no calendário desportista internacional. Os vencedores finais, votados pela Academia Laureus World Sports, cujo júri esportivo supremo é composto pelos 46 maiores atletas masculinos e atletas femininas de todos os tempos, serão revelados durante a cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em Abu Dhabi em 7 de fevereiro.

Daniel foi um dos principais nomes do Campeonato Mundial de Natação, que ocorreu em agosto de 2010, em Eindhoven, na Holanda. O brasileiro conquistou oito medalhas de ouro, sendo sete delas individuais (50m, 100m e 200m livre, 50m costas, 100m peito, 50m borboleta e 200m medley) e uma no revezamento (4x50m medley), bateu cinco recordes mundiais (50m, 100m e 200m livre, 50m borboleta e 200m medley), um recorde das Américas, e ainda ficou com a prata nos 4x100m livre.

O nadador ganhou também quatro medalhas de ouro no Campeonato Aberto de Natação Grego, seis medalhas de ouro no Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico e três medalhas de ouros no Meeting Internacional Paraolímpico Loterias CAIXA, no Rio de Janeiro.

Nascido com má formação nos membros superiores e inferiores, Daniel iniciou na natação aos 16 anos depois de ter visto a performance de Clodoaldo Silva pela TV, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas em 2004. Aprendeu os quatro estilos em apenas dois meses e começou a treinar para os Campeonatos Mundiais de Natação Paraolímpicos do IPC de 2006, Durban, onde ganhou três medalhas de ouro e duas medalhas de prata.

Concorrentes ao Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability (Melhor Esportista com Deficiência do Ano):

Verena Bentele (Alemanha) Esqui / Biatlo – ganhou 5 medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Inverno
Matt Cowdrey (Austrália) Natação – ganhou 6 medalhas de ouro e uma medalha de prata nos Campeonatos do Mundo do IPC
Daniel Dias (Brasil) Natação – quebrou 5 recordes mundiais e ganhou 8 títulos em Campeonatos Mundiais
Jakub Krako (Eslováquia) Esqui Alpino – deficiente visual, ganhou 3 medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Inverno
Esther Vergeer (Países Baixos) Tênis em Cadeira de Rodas – vencedor imbatível em singles há 8 anos consecutivos
Lauren Woolstencroft (Canadá) Esqui Alpino – ganhou 5 medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Inverno