Satiro SodréFoto: Satiro Sodré

Miguel Carlos Cagnoni é o novo presidente da CBDA

Atualizado em 13 de junho de 2017
Mais em Notícias

O dia 9 de junho de 2017 será para sempre lembrado na história dos esportes aquáticos do Brasil. Após uma longa crise política nos esportes aquáticos que estourou após os Jogos Olímpicos do Rio-2016, e que levou o ex-presidente da entidade Coaracy Nunes Filho à prisão, foi realizada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a primeira eleição para presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em 30 anos. O ex-presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Carlos Cagnoni, venceu o pleito com 64 votos e foi eleito presidente da CBDA para este próximo ciclo olímpico.

Cagnoni, da chapa Inovação e Transparência, superou o medalhista olímpico Cyro Delgado, da chapa Cara Nova, e o árbitro internacional Jefferson Borges, da chapa Novos Rumos, e vai dirigir a entidade pelos próximos quatro anos. 

O colégio eleitoral teve 106 votos: 27 das federações estaduais, 78 clubes e o nadador Leonardo de Deus, que representou o voto dos atletas que puderam, por meio dele, ter direito a voto pela primeira vez na história. A eleição teve início às 14h na sede do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e o resultado foi divulgado cerca de três horas depois.

Eleição para presidência da CBDA - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Eleição para presidência da CBDA – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Miguel Carlos Cagnoni nasceu em São Paulo e foi nadador do Clube de Regatas Tietê e jogador de polo aquático do Esporte Clube Pinheiros, onde também atuou como diretor de natação do clube. De 1994 até 2016, foi presidente da Federação Aquática Paulista. É empresário e advogado. Seu vice-presidente será Luiz Fernando Coelho, major da Polícia Militar, ex-nadador do Clube Português do Recife e presidente da Federação Aquática Pernambucana.

Entre as principais propostas da chapa Inovação e Transparência, estão projetos de trabalhar a natação de base do país, buscando massificar a modalidade e aumentar o número de praticantes. A nova diretoria da CBDA também pretende oferecer benefícios e oportunidades as federações estaduais, investir em tecnologia e capacitação técnica em um trabalho de longo prazo. Os programas de governo da chapa estão disponíveis no site da campanha que podem ser conferidos aqui.

Por Guilherme Freitas