Medalhista olímpico é pego no doping

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

O nadador chinês Sun Yang, duas vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (2013) e outras cinco vezes nos Mundiais de 2011 e 2013, testou positivo em um exame antidoping, segundo informações divulgadas pela agência chinesa antidoping (CHINADA).

O atleta testou positivo para o estimulante proibido trimetazidina, durante a disputa do campeonato nacional da modalidade, em maio do ano passado, em Hangzhou, na China. Como pena, a federação chinesa de natação estipulou três meses de suspensão e o pagamento de 5 mil ianes (o equivalente a R$ 2.066,50 reais), além de invalidar seu recorde nacional nos  1.500 metros livres, conquistado na final olímpica de Londres.

A agência oficial não explicou porque o resultado só foi divulgado agora e como o nadador ainda teve condições de disputar os Jogos Asiáticos de Incheon (Coreia do Sul), em outubro deste ano, onde conquistou três medalhas de ouro nos 1.500 m, 400 m livres e revezamento 4×100 m medley.

De acordo com informações da agência oficial Xinhua, o nadador alegou que usava a substância trimetazidina (incluída neste ano na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping) por razões médicas e que não sabia que estava proibida.