Maratona aquática: conheça os campeões

Atualizado em 20 de abril de 2016

O  Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática  definiu os campeões de 2015, após a disputa da sexta etapa, no sábado (7 de novembro) com percurso de 5 km. A gaúcha Betina Lorscheitter (Grêmio União) confirmou a liderança geral e ficou com o título, com 170 pontos. A baiana Ana Marcela Cunha foi vice-campeã, com 148 pontos. A também gaúcha Gabriela Ferreira (Grêmio União) completou o pódio, com 145 pontos.

Na disputa do masculino, deu Bahia em primeiro lugar, com o nadador Victor Colonese (Unisanta), com 170 pontos. Os gaúchos do Grêmio União, Fernando Ponte (163 pontos) e Samuel de Bona (125 pontos) completaram o pódio, respectivamente.

Durante o Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática, houve também a definição da Copa do Brasil, com percurso de 5 km, e voltada para nadadores amadores. Luiz Lima, do Esporte Clube Gladiadores, foi o campeão, com o tempo de 1h03min41s. Entre os clubes, o Grêmio Náutico União, com 919 pontos, é o campeão. O vice ficou com o SESI/SP, que somou 563 pontos. O terceiro melhor foi o Clube Curitibano, com 456 pontos.

Mesmo com o vice-campeonato, Ana Marcela, que já está classificada para o Rio 2016, na prova olímpica dos 10 km, celebrou a recuperação no torneio, já que a temporada foi exclusivamente dedicada a obter a vaga olímpica, o Pan de Toronto e o Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia. “A Betina atacou pelo lado, mas consegui chegar de um jeito mais tranquilo que na prova dos 10 km. Quando a prova é mais forte, como as etapas da Copa do Mundo, eu consigo render muito mais”.

Definido o time para o Sul-Americano em 2016

As provas do Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática também definiram o time que vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, em março de 2016. Além de Poliana Okimoto, Betina Lorscheistter, Samuel de Bona e Fernando Ponte nadarão os 10 km. Nos 5 km, Victor Colonese, Samuel de Bona, Betina Lorscheitter e Viviane Jungblut formam a equipe nacional.