Joseph Schooling: a confirmação da promessa

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Michael Phelps já havia feito história nos 200m medley ao se tornar o primeiro tetracampeão olímpico em uma prova. Ele poderia repetir essa marca nos 100m borboleta, prova que venceu em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Porém, um jovem nadador de Cingapura impediu que o fenômeno americano acrescentasse esse feito a sua carreira. Aos 21 anos de idade, Joseph Schooling bateu Phelps e sagrou-se campeão olímpico no Rio-2016.

O jovem Schooling apareceu para o mundo em 2014 ao ganhar três medalhas nos Jogos da Ásia nas provas de borboleta, tendo vencido justamente nos 100 metros. No ano passado, durante o Campeonato Mundial de Kazan, levou o bronze nadando já na casa dos 50 segundos. Nesta Olimpíada, baixou suas marcas a cada etapa e sempre na frente de todo mundo: 51s41 na eliminatória, 50s83 na semifinal e agora 50s39 na final.

Na decisão, Schooling foi agressivo e dominante o tempo todo. Teve a melhor parcial com 23s64 e na volta imprimiu velocidade para conseguir administrar a boa vantagem obtida nos primeiros 50 metros para bater na frente com espetaculares 50s39, novo recorde olímpico e melhor marca da história na prova sem trajes tecnológicos, superando o mítico 50s40 de Ian Crocker no Campeonato Mundial de Montreal.

 

Schooling dominou a final dos 100m borboleta - Foto: Reuters

Schooling (a esquerda) dominou a final dos 100m borboleta – Foto: Reuters

 

Esta final entrou para a história por registrar também um inédito empate triplo na segunda colocação. E dividindo o segundo lugar no pódio estavam simplesmente Michael Phelps, Chad Le Clos e Laszlo Cseh, com 51s14. O trio, apontando por muitos como favorito a levar a medalha de ouro, acabou ocupando um degrau abaixo no pódio olímpico.

E para mostrar como esta foi uma prova insana, tivemos ainda um recorde mundial júnior do chinês Li Zhuhao, que, com 51s26, terminou a prova na quinta colocação. Empate triplo, derrota de Phelps e a confirmação de uma revelação. Os 100m borboleta no Rio-2016 estarão para sempre na história como uma das maiores finais de todos os tempos.

Por Guilherme Freitas

*A equipe Swim Channel na cobertura dos Jogos Rio 2016 e? patrocinada pela Mormaii, a maior marca de esportes aquáticos do Brasil