Hélio Pinheiro nadou por águas abertas e chegou lá

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

A natação é uma das três novas modalidades que passaram a fazer parte do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by forten” em 2010 (as outras duas são Aventura e Mountain Bike) e Hélio Pinheiro foi o escolhido para ser o primeiro nadador ativo. Agora, como os demais companheiros, despede-se do projeto.

A natação brasileira vive sua época de ouro com um nadador, Cesar Cielo, fazendo história com recordes, medalha de ouro olímpica na prova mais clássica (50 m livre) e títulos mundiais. Mas outra modalidade da natação, as maratonas aquáticas, também colocou o Brasil como referência no esporte, com os títulos mundiais de Poliana Okimoto e atualmente de Ana Marcela. E é justamente nas travessias aquáticas que Hélio resolveu se dedicar.   

O início de Hélio na natação não podia ser mais comum: receita médica! Como muitos nadadores, Helio foi parar no esporte por conta das fortes crises de bronquite.

“Comecei nadar com 8 ou 9 anos, pois eu tinha crises muito fortes de bronquite e minha mãe viva correndo comigo para ir ao médico. Entre essas idas e vindas ao médico, ele me receitou que eu fizesse natação, então começou a minha vida no esporte. Nadei direto uns 6 anos, mas nunca havia competido. Quando tinha 15 anos parei. Aos 20 anos comecei fazer faculdade de Educação Física e comecei a estagiar numa academia e acompanhava uma professora e namorada em provas de travessia aquática que ela nadava. Há três anos comecei nadar e não parei mais”, conta Hélio.

O nadador ativo respondeu algumas perguntas sobre maratona aquática, este ano que praticou o esporte com o apoio do ativo.com e seus parceiros e ainda sobre seus sonhos esportivos, que são bastante ambiciosos.

ativo.com – O Brasil tem grandes nomes das maratonas aquáticas e é reconhecido como um celeiro de talentos, em sua opinião, quais as razões desse sucesso?

Hélio Pinheiro – Eu acho que nas maratonas aquáticas o atleta tem que se dedicar muito, acredito que muito mais do que outros esportes, é uma superação a cada prova, é algo inexplicável. Quando a largada é dada parece que você se transforma e a vontade de vencer ou de ser reconhecido pelos amantes desse esporte é maior que tudo. E o brasileiro é assim, sempre quer ir mais longe, bom, pelo menos eu quero.

ativo.com – Quais as diferenças principais de um nadador de piscina e de águas abertas?

Hélio Pinheiro – Acredito que em relação a piscina e águas abertas o que interfere é o ambiente e o clima, na piscina você vê o fundo, na piscina não chove enquanto você está nadando, a temperatura da água é a mesma do inicio ao fim da prova, e também não é necessário ficar se desgastando respirando para frente para saber onde você está, fora que também não existe correnteza, são essas diferenças.

ativo.com – Qual o tempo médio de transição de um nadador da piscina para águas abertas?

Hélio Pinheiro – Não tem um tempo certo de transição, pois cada um se adapta no seu tempo, vem da vontade e do empenho de cada um.

ativo.com – Existem boas provas de maratonas aquáticas hoje no Brasil? Tem algum que ainda não fez e que é seu sonho?

Hélio Pinheiro – Existem provas muito boas e muito ruins também no Brasil. Eu tenho vontade de nadar a travessia dos fortes no Rio de Janeiro, a travessia de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, e nadar em Santa Catarina, Mas, o meu sonho mesmo, e acredito que um dia vou realizar, é o de atravessar o canal da Mancha, foram poucos os que conseguiram no Brasil. E eu quero.

ativo.com – Quem é exemplo para você hoje no esporte?

Hélio Pinheiro – Tenho vários exemplos, há muitos atletas bons. Eu sou fã de um amigo meu que nada muito, o Rogério Adriany Grandezi, e dos atuais ganhadores da Maratona 14 bis, Glauco Luis Rangel e Raul Porto. Um dia eu chego bem perto deles.

ativo.com – Como foi a sua experiência neste um ano de patrocínio do ativo? O que mudou na sua relação com o esporte? O que mais fez a diferença para você?

Hélio Pinheiro – O patrocínio me deu a possibilidade de enxergar o esporte de outro jeito, em um nível maior, com planilhas de treino, nutricionista, suplementos, entre várias outras coisas. Isso deu um up no meu estilo de nadar e na minha performance, e isso me fez mudar e querer sempre ir mais e mais longe. Do patrocínio inteiro o que mais me fez diferença foi a equipe de nutricionistas, elas são demais.

ativo.com – Quais foram suas principais conquistas este ano? Suas metas foram atingidas?

Hélio Pinheiro Quando comecei a nadar, eu via os atletas sendo chamados para ir ao pódio e eu ficava fascinado com tudo aquilo, sempre foi minha meta subir no pódio, pois para mim significa que você está entre os melhores daquela competição. Este ano foram várias as vezes que subi ao pódio, com varias colocações diferentes, mas estava lá. E também o meu objetivo era completar a 14 bis, que foi completada com muita garra, suor, desespero e tudo mais, e ainda numa colocação muito boa, mais que o esperado. Num contexto geral as minhas metas foram atingidas sim, mas quero ainda mais.

ativo.com – Quais seus planos na modalidade daqui para frente?

Hélio Pinheiro – Daqui pra frente vou continuar treinando muito, para melhorar ainda mais, e vou tentar buscar a contemplação do meu sonho que é o canal da mancha. O ano está acabando e para mim foi tudo maravilhoso, já estou com saudades da equipe ativo.com, Muito obrigado, vocês me fizerameu subir vários degraus este ano, espero que tenham ficado orgulhosos de mim também.

Matérias relacionadas:
Um triatleta de garra.
Nas trilhas do Mountain Bike
Receita para se fazer um aventureiro.

 

 

A edição 2010 do projeto (a 5ª), além do patrocínio da Forten, o ativo.com teve parcerias com a Santaconstancia para o fornecimento de tecidos tecnológicos para o vestuário; com a Speedo para o fornecimento de materiais aquáticos; com a Hard Eight para a confecção do vestuário; com a Garmin (GPS); a K-Swiss para tênis e também vestuário; com a academia Body Tech (Formula); novamente com a Nutricius para o acompanhamento nutricional dos atletas; com a BK Assessoria Esportiva para a realização dos treinos; com o Instituto Cohen para as avaliações médicas e com a Sundown para o fornecimento das bikes; com a Casa da Pedra para equipamentos de aventura e a Ethika Suplementos Alimentares. Além disso, os selecionados tiveram inscrições gratuitas para as provas proporcionadas pelo ativo.com e também vão ganharam o cartão ativo club, que traz uma série de vantagens para os esportistas.