Gaúcho surpreende e vence a Travessia dos Fortes

Atualizado em 27 de julho de 2016

Numa das disputas mais emocionantes das últimas edições, o gaúcho Samuel de Bona (Grêmio Náutico União) e a baiana Ana Marcela Cunha (UNISANTA) foram os campeões da Travessia dos Fortes 2011, realizada neste domingo (3) de manhã, na Praia de Copacabana. A prova reuniu dois mil nadadores em uma manhã sem sol no Rio de Janeiro.

Na elite masculina, Samuel completou o percurso de 3.350 metros entre os Fortes de Copacabana e do Leme com o tempo de 35min58s, desbancando por dois segundos os favoritos, os baianos Alan do Carmo e Luiz Rogério Arapiraca, que empataram em segundo lugar, com o tempo de 36 minutos.

Entre as mulheres a disputa também foi acirrada. A baiana Ana Marcela Cunha, que dividia o favoritismo com sua maior rival, a paulista Poliana Okimoto (tricampeã da prova), ganhou por apenas um segundo de diferença. Ela completou a competição em 37min35s. A terceira colocação ficou com Betina Lorscheitter (39min31s).

“A prova foi decidida no detalhe. Tive que dar uma braçada a mais para chegar na frente. A disputa acabou sendo na batida de mão. Apenas no final consegui me posicionar bem para ficar entre os primeiros”, afirmou Samuel de Bona, ao receber a premiação de R$ 10 mil.

Já para Ana Marcela Cunha foi uma disputa braço a braço. “Viemos juntas liderando o primeiro pelotão. As condições do mar também ajudaram muito. Agora o treinamento continua para a Primeira Etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática. E ainda a Seletiva Olímpica que acontece em Xangai. Meu objetivo é de ficar entre as dez colocadas”, declarou a campeã. A organização revisou os tempos antes da confirmação oficial dos vencedores desta edição.

Os atletas paraolímpicos Marcelo Collet e Susana Schnarndorf também foram destaques na Travessia dos Fortes 2011, na categoria Portadores de Deficiência. Collet conquistou o tricampeonato na maratona aquática com o tempo de 49min. Já Susana Schnarndorf  levou um título inédito na classe PD, com o tempo de 1hora. Portadora de Mal de Parkinson, ela estreou na categoria este ano.