A "Fuga de Alcatraz" é possível?

Atualizado em 08 de janeiro de 2017
Mais em Notícias

Localizada no meio da Baía de São Francisco, a prisão de Alcatraz é mundialmente conhecida por ter abrigado criminosos famosos – e também ter sido palco de uma das fugas mais espetaculares de todos os tempos, protagonizada por Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin, em 1962, que fugiram da prisão a nado durante a madrugada (história contada no filme “Fuga de Alcatraz”, estrelado por Clint Eastwoo).

Durante muito tempo, criou-se o mito de que era impossível nadar na Baía de São Francisco devido às condições do local: água gelada, fortes correntezas, nevoeiros e eventualmente ter a presença de tubarões. A construção da prisão no local faz parte desse mito. Porém, a história da fuga do trio a nado ainda intriga muita gente até hoje, já que ninguém sabe se eles sobreviveram a travessia – pois nenhum vestígio deles foi encontrado.

Grupo de nadadores durante a travessia - Foto Vivek Khanzode

Grupo de nadadores durante a travessia – Foto Vivek Khanzode

O mito de nadar nas águas geladas sobrevive, mas vem sendo constantemente posto à prova por uma quantidade cada vez maior de nadadores que desafiam as águas da Baía de São Francisco. Todos os meses, dezenas de atletas amadores se juntam para encarar os 2 km que separam a ilha da costa da cidade de São Francisco. Este é o projeto Water World Swim, idealizado por Pedro Ordenes, que disponibiliza técnicos e equipes de apoio para acompanhar o grupo de nadadores ao longo da travessia.

Há dois trajetos para atravessar a Baía. Em ambos, a largada acontece às margens da ilha de Alcatraz, mas o percurso muda de acordo com a correnteza. A rota de Alcatraz para a Praia de São Francisco é considerada como a mais fácil pelo fato do atleta nadar a favor da correnteza. A outra rota tem chegada no Parque Aquático de São Francisco. Para participar da travessia é preciso fazer uma inscrição e desembolsar US$ 205 (aproximadamente R$ 670). Quem for sócio da instituição tem desconto para nadar.

É possível fazer esta prova todos os meses - Foto: Alamy/Reprodução

É possível fazer esta prova todos os meses – Foto: Alamy/Reprodução

O Water World Swim ainda realiza outras travessias nas Ilhas Galápagos, em Cuba, na Grécia e no Estreito de Messina, na Itália. Para mais detalhes, veja aqui. Outra travessia com saída da ilha de Alcatraz é organizada anualmente pela Sharkfest Swim e este ano será realizada em junho. Para mais informações, clique aqui.

Por Guilherme Freitas