Doping pode tirar russa das Olimpíadas

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Depois de Nadezhda Kotlyarova, Andrei Minzhulin, Gulshat Fazletdinova e Olga Vovk, do atletismo russo, serem suspensos por utilizarem meldonium – remédio que melhora a circulação sanguínea -, foi a vez da nadadora Yuliya Efimova cair no doping pelo uso da mesma substância. Como resultado, a atleta de apenas 23 anos foi suspensa provisoriamente pela Federação Internacional de Natação (FINA).

Efimova já havia sido pega no doping em 2014 pelo uso de esteroides anabolizantes, sendo suspensa por 16 meses. Por ser reincidente, portanto, a nadadora corre o risco de ser afastada do esporte de forma definitiva. Em sua defesa, alega ter suspendido o uso do meldonium meses antes da substância ser considerada proibida pelas agências antidopagem, no dia 1º de janeiro, e afirmou estar preparando uma audição para provar que não violou nenhum regulamento.

Yuliya Efimova, que possui quatro títulos mundiais e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, de 2012 nos 200m bruços, pode ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.