Desafio Raia Rápida: trintões nadam no RJ

Atualizado em 20 de abril de 2016

Os nadadores veteranos (na casa dos 30 anos) se destacam cada vez mais em competições de grande porte, como no Pan, Mundial e Olimpíadas. Neste domingo (13 de setembro), grandes nomes da modalidade estarão no Rio de Janeiro, para nadar o Desafio Raia Rápida, na piscina de 25 metros do Clube Botafogo. Brasil, EUA, África do Sul e Itália serão os países participantes desta edição do desafio, que receberá nomes de peso e destaque na natação mundial, como o brasileiro Nicholas Santos, o sul-africano Roland Shoeman e o americano Anthony Ervin. Nicholas Santos, de 35 anos, busca a sua terceira Olimpíada.

Recentemente, foi prata nos 50 m borboleta no Mundial de Kazan, na Rússia. O nadador lidera a equipe brasileira, que conta ainda com Daniel Orzechowiski (costas), Felipe França (peito) e Matheus Santana (nado livre). Já Schoeman, também de 35 anos, três medalhas olímpicas e em busca de sua quinta participação nos Jogos, integra a equipe da África com Gerhard Zandberg (costas), Giulio Zorzi (peito) e Brand Tandy (nado livre).

Ervin, que foi ouro nos 50 m livre nas Olimpíadas de Sidney (2000), chegou a interromper a carreira em 2003, mas voltou a nadar. Disputou os Jogos de Londres (2012) e espera retornar ao Rio de Janeiro em 2016. O atleta de 34 anos lidera a seleção americana que ainda é composta por David Plummer (costas), Mike Alexandrov (peito) e Giles Smith (borboleta) no time dos EUA. Já os italianos vem para o Desafio Raia Rápida com atletas que medalharam no último Mundial, como Mirco Di Tora (costas), Fabio Scozzoli (peito), Lucca Dotto (borboleta) e Michele Santucci (nado livre). Os 16 atletas competirão em provas individuais de revezamento, em formato de baterias de 50 m. Os dois melhores classificados fazem as finais da modalidade. O Desafio Raia Rápida termina com o revezamento 4×50 m medley e o país que mais somar pontos será o campeão.