Brasileiros podem levar título na China

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Nesta sexta-feira (17 de outubro), Hong Kong recebe a última etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. E a festa brasileira está preparada, já que Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo só precisam dar a largada na prova dos 10 km para, matematicamente, garantirem o título da competição.

Allan, de 25 anos, está prestes a ser o primeiro brasileiro a conquistar o título masculino do circuito. Entre as mulheres, Ana Marcela está a poucas horas do tricampeonato da competição, o quarto feminino do Brasil. A maratonista aquática baiana, de 22 anos, também tenta outro feito inédito: subir no pódio em todas as oito etapas do torneio.

Até agora, o Brasil tem 17 medalhas (oito de ouro, cinco de prata e quatro de bronze). Ana Marcela lidera a classificação no ranking feminino (com 124 pontos), seguida pela norte-americana Christine Jennings (62 pontos), e pela alemã Angela Maurer (41). Apesar de ser a segunda colocada na classificação geral, a brasileira Poliana Okimoto está fora da briga pelo título, pois ficou de fora das três primeiras etapas devido a uma lesão na coluna cervical.

Entre os homens, Allan do Carmo é o primeiro colocado no ranking geral, com 103 pontos somados. O segundo lugar é do campeão do circuito em 2013, o alemão Thomas Lurz (76), seguido pelo seu compatriota Christian Reichert (68). Os outros representantes brasileiros no masculino, Diogo Vilarinho e Samuel de Bona, ocupam a quarta (62) e sexta (43) posição, respectivamente, da classificação geral.

Os homens largam a partir das 9h e as mulheres a partir das 9h05, 22h e 22h05 de 6ª feira (17 de outubro) no horário de Brasília.