Vida saudável para combater as varizes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Um dos problemas mais incômodos para as mulheres são as varizes, defeito que ocorre nas válvulas e paredes das veias. Quando as válvulas estão doentes, o sangue passa a ter um fluxo reverso (refluxo), e isso provoca um aumento do volume sanguíneo dentro da veia superficial, que resulta no processo de dilatação e aparecimento das varizes.

Mas há meios de se livrar desse problema e mostrar as pernas sem medo. Pelo menos 30 minutos de caminhada, pedalada e alongamento podem ajudar a ativar e fortalecer a bomba muscular das pernas, o que facilita ainda mais o retorno venoso.

Além disso, uma dieta saudável, com alimentos ricos em fibras, pode melhorar a digestão, o que evita o aumento da pressão abdominal e debilitação das paredes das veias. Isso reduz o risco de prisão de ventre, varizes e hemorroidas.

Evitar alimentos com gorduras saturadas, responsáveis por aumentar as chances de ter doenças cardiovasculares, e beber entre dois e três litros de água por dia, também, facilitam a eliminação de toxinas e melhoram a circulação. Todas essas ações ajudam a combater o sobrepeso e a obesidade, problemas que dificultam o retorno venoso.

Outra aliada na luta contra as varizes é a meia elástica. Diversos estudos científicos já demonstraram os efeitos positivos da compressão dos membros inferiores, como melhora no retorno do sangue venoso ao coração, na oxigenação dos tecidos e na oscilação muscular, que se refletem na fadiga dos músculos e aumentam a retirada de substâncias como o ácido lático, responsáveis pelas dores e fadiga muscular.

(Fonte: Dr. Marcelo Cury, cirurgião vascular – São Paulo)