Quanto tempo de exercício é preciso para a mulher manter a forma?

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

De acordo com um estudo feito pelo hospital Brigham and Women’s, junto com pesquisadores da Universidade de Medicina de Harvard, mulheres de meia idade (e mais velhas) não precisam ficar o dia inteiro na academia para emagrecer. A pesquisa sugere que uma hora de exercícios (em intensidade moderada) por dia já é suficiente para que elas não ganhem peso.

Para chegar neste resultado, durante 13 anos os pesquisadores examinaram 34.000 norte-americanas saudáveis para ver a relação entre o nível de atividade física diária e a mudança de peso ao longo do tempo. No estudo foi identificado o grupo de voluntárias que conseguiu manter o peso, aquelas com IMC (Índice de Massa Corporal) normal, que permaneceram com o mesmo peso em todos os anos de pesquisa.

De acordo com o estudo, publicado no Journal of American Medical Association, uma hora de atividade física modera foi capaz de manter essas mulheres saudáveis, mas não para emagrecer. Outra descoberta foi que qualquer mulher (nessas condições da pesquisa) que se alimenta de forma saudável deve fazer atividade física para manter o IMC normal e evitar o ganho de peso com o passar dos anos.

A pesquisa também apontou que mulheres que se alimentam bem, mas se exercitam 30 minutos por dia não estão fazendo o suficiente para perder peso. Outro ponto evidenciado pelos pesquisadores é a ingestão calórica, fundamental no processo de emagrecimento e manutenção do peso. Ou seja, embora a prática de atividade física seja importante para se manter saudável, é essencial prestar atenção naquilo que come.