Pré-menstruação: excesso de treino aumenta risco de lesões

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Mulheres, cuidado! Os dias que antecedem a menstruação, além de aumentar a irritabilidade e a ansiedade, também podem afetar sua rotina de exercícios físicos. Nesse período, as mulheres ficam mais cansadas após a atividade física e podem desenvolver inflamações decorrentes do excesso de treino.

A afirmação é de Hinnak Northoff, professor da Universidade Tübingen, na Alemanha. Em matéria publicada no portal UOL, o também médico fala sobre as diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito à prática de exercícios.

Estudos recentes comprovam que as mulheres estão mais propensas a inflamações entre o 21º e 27º dia do ciclo menstrual. Essa constatação foi obtida após a comparação com o desempenho das próprias mulheres nos primeiros dias do ciclo e dos homens. Em outras palavras, segundo Northoff, é melhor não exagerar no exercício nos dias que precedem a menstruação.

Northoff ainda alerta para que as mulheres que desejam engravidar não peguem pesado no exercício, já que a atividade física pode afetar a fertilidade. Segundo o pesquisador, as diferenças de desempenho entre os sexos podem ser explicadas pela reprodução, já que para proteger o bebê, o organismo da mulher precisa ser mais flexível e vigoroso.