Por que usar calcinha de algodão para correr?

Atualizado em 04 de agosto de 2016
Mais em Mulher

Na hora de escolher a roupa certa para treinar, as mulheres precisam pensar não apenas com qual calça, shorts, top e tênis elas vão correr, mas também a peça íntima que vão usar. Muitas não sabem, mas o correto é utilizar calcinha de algodão ou que tenha o forro com esse material, pois este tipo de tecido ajuda a absorver a transpiração, protegendo, assim, a saúde da região genital.

De acordo com o ginecologista Domingos Mantelli, os tecidos sintéticos, muito utilizado pelas mulheres, podem provocar incômodos como coceira, ardência e corrimento. “Os tecidos sintéticos deixam a região muito abafada, quente e úmida, o que favorece a proliferação de bactérias”, explica.

As calcinhas fio dental, mesmo que de algodão, também devem ser evitadas, pois deixam a vulva feminina mais expostas, o que pode facilitar a entrada de bactérias na vagina ou na uretra, causando irritação ou alguma infecção. No período menstrual, o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que a mulher fica mais propensa a infecções devido ao aumento do PH da vagina.

Para evitar qualquer tipo de problema, o ginecologista recomenda o uso de sabonetes íntimos após o treino, porém ressalta que seu uso não deve ser diário. “Esses produtos eliminam tanto as bactérias ruins como também as boas, por isso devem ser utilizados com cautela”.
(Fonte: Domingos Mantelli é ginecologista e obstetra, com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. É é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”)