Mães ativas são propensas a terem filhos mais ativos, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Se você é mãe e percebe que seu filho ou filha não sai do sofá e fica horas no computador ou no videogame, saiba que isso pode ser um reflexo de sua falta de disposição. É o que sugere um estudo realizado pelas universidades de Cambridge e Southampton (ambas na Inglaterra), que comprovou que as mães ativas tendem a ter filhos com as mesmas características.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores monitoraram os batimentos cardíacos de 554 crianças, de quatro anos de idade, e de suas mães. Por fim, o estudo mostrou que a cada minuto que a mães praticavam exercícios físicos vigorosos, seus filhos eram 10% mais propenso a se envolverem em atividades da mesma intensidade.

Os pesquisadores também constataram que a cada hora a menos de sedentarismo durante o dia a dia das mães, significavam 10 minutos a menos de momentos preguiçosos dos filhos. A co-autora do estudo, Kathryn Hesketh, disse ao site da BBC que esses números podem parecer pequenos e que não fazem diferença em um dia, mas se considerados no período de uma semana, mês e ano podem ser significativos. Apesar dos resultados animadores para as mães mais energéticas, a pesquisa comprovou que 53 % delas praticaram apenas 30 minutos de atividade física de nível moderado a intenso, pelo menos uma vez por semana. 

Por fim, o estudo concluiu que encorajar as mães a serem mais ativas pode colaborar para que seus filhos possam ter mais disposição para brincar, correr, se divertir, e se tornem mais saudáveis.