Categories: Mulher

5 exercícios para fortalecer as pernas e combater a celulite

Combater a celulite é um desejo quase unânime entre as mulheres. Apesar de ser um problema comum, aceitá-las parece impossível. A celulite deixa a perna cheia de pequenos furinhos e pode aparecer por diversos motivos, como distúrbios hormonais, flacidez, gordura localizada, retenção de líquido, má circulação e alimentação ruim.

Para combater o problema é necessário investir em inúmeras fontes, mas duas delas são as mais eficazes para combater a celulite: alimentação saudável e atividade física.

Uma dieta antioxidante ajuda a rejuvenescer a pele e a eliminar toxinas, espantando os furinhos indesejados; e beber bastante água, — cerca de oito copos por dia — também ajuda na circulação do sangue. Mas, mesmo se alimentando bem, se você continuar sentada no sofá, a celulite não sumirá.

Exercícios aeróbicos melhoram a circulação e tonificam a pele, mas fortalecer músculos específicos também é importante na hora de conter a formação de novas celulites.

Por isso, separamos cinco exercícios de fortalecimento para as pernas, essenciais para definir e sumir de vez com o aspecto de casca de laranja na pele. Os exercícios devem ser realizados em três séries, aumentando a carga a cada uma delas.

 

Exercícios para fortalecer as pernas e combater a celulite

Agachamento

Exercício que trabalha os músculos do quadríceps e glúteos, além de gerar força e equilíbrio. O agachamento trabalha, em média, 90% da musculatura glútea, e é um exercício completo para as pernas. A atividade pode ser feita no aparelho ou com peso livre.

Cadeira extensora

Atividade voltada para o quadríceps. Durante o trabalho, contraia o abdômen e estenda os joelhos, mas cuidado para que essa região não fique em hiperextensão.

Mesa flexora

Nessa atividade, os músculos posteriores da coxa são os mais ativados. Deitada de bruços, flexione os joelhos e aproxime o apoio dos pés ao glúteo. O quadril deve permanecer parado durante todo o movimento.

Cadeira adutora

Trabalha os músculos adutores da coxa. Sentada no aparelho, mantenha as pernas afastadas, fazendo força para aproximá-las de forma consecutiva.

Cadeira abdutora

Exercício que exige do músculo glúteo. Sentada no aparelho, deixe o tronco apoiado no encosto e afaste as pernas, empurrado o apoio para fora. Atente-se sempre à postura corporal.

(Fonte: Natalia Bruzone, professora da academia Smart Fit)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

8 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago