Dor nos seios atinge um terço das maratonistas, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Para mulheres que participam de maratonas, a dor nos seios pode ser um entrave. E o mais grave é que correr os 42 km pode ser uma das causas do problema, de acordo com pesquisa do Dr. Nicola Brown, da Escola de Esportes, Saúde & Ciências Aplicadas da Universidade St Mary's (Reino Unido).

Em pesquisa feita durante a Maratona de Londres, em 2012, foi constatado que 32% das 1397 entrevistadas tinham a dor clinicamente conhecida como mastalgia (exlicar o que é), e 17% delas disseram que a dor atrapalhava suas atividades físicas.

Muitas participantes da pesquisa usaram métodos para superar a mastalgia, como medicação para a dor e apoio firme para os seios, no entanto, 44% delas nunca tomaram medidas para aliviar os sintomas, apesar de mais da metade descreverem a dor na mama como desconfortável.

Ainda segundo o estudo, o recurso mais utilizado para prevenir a dor nos seios foi o sutiã esportivo, utilizado por 91% das mulheres que correm  maratonas. Porém, o autor da pesquisa finaliza afirmando que a peça é mal produzida, e acaba tornando-se uma das causadoras da mastalgia.