Campanha “This Girl Can” rompe com padrões estéticos

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Com a onda fitness tomando conta das redes sociais, encontrar uma foto de uma mulher sarada praticando exercícios físicos se tornou algo comum. O Instagram, por exemplo, está repleto de blogueiras cheias de gominhos na barriga levantando pesos ao ar livre e sem deixar cair uma gota de suor. Mas sabemos que na verdade as coisas não são bem assim. Na vida real, o corpo feminino pode ser de diferentes formas e belezas – e as atividades físicas são repletas de suor, cabelo desgrenhado e roupas molhadas. Pensando nisso, a campanha This Girl Can, ou “essa garota pode”, foi criada neste mês no Reino Unido para incentivar as mulheres a fazerem esportes, mesmo se for jogar futebol e “suar como um porco”, como o projeto brinca.

leia-mais-cinza
ícone-texto ESTUDO SOBRE A SAÚDE DO CORAÇÃO: SEDENTARISMO É O MAIOR VILÃO
ícone-texto EXERCÍCIOS PODEM REDUZIR RISCO DE CÂNCER DE MAMA, DIZ ESTUDO

A ideia, feita pelo Sport England, órgão ligado ao Ministério de Cultura, Mídia e Esporte da Inglaterra, surgiu após um estudo revelar que grande parte das mulheres entre 14 e 40 anos não pratica esporte porque se sente envergonhada com seu corpo. This Girl Can mostra que as pessoas e principalmente as mulheres podem fazer exercício para se sentirem melhores e felizes e não para buscarem o corpo perfeito.

Em entrevista ao The Huffington Post, Tanya Joseph, diretora executiva da campanha, disse que a prática de exercícios é uma área na qual as mulheres não estão sendo deixadas para trás, mas estão ativamente escolhendo não participar dela. E o motivo era só um: o medo do julgamento.

Em um vídeo de 1min30, a campanha mostra mulheres comuns praticando os esportes que gostam e sem receio algum de seu corpo:

https://www.youtube.com/watch?v=aN7lt0CYwHg