Caminhada alivia sintomas da menopausa, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Pratica caminhada regularmente? Sim? Então os sintomas da menopausa não serão um problema tão grave para você. Pelo menos é o que dizem pesquisadores da Universidade Temple, na Filadélfia (Estados Unidos). Segundo o estudo, publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, quem costuma caminhar sofrerá menos com depressão e ansiedade, um dos principais sinais da menopausa.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores norte-americanos acompanharam 380 mulheres, com média de idade de 42 anos. No início da pesquisa eles registraram dados sobre atividade física e sintomas de stress, depressão, ansiedade e ondas de calor das voluntárias.

No fim do trabalho, os resultados mostraram que fazer, pelo menos, uma hora de exercícios moderados, como a caminhada, cinco vezes por semana, pode amenizar de modo significativo os sintomas psíquicos e, principalmente, a percepção do stress das mulheres.

Apesar das boa notícias, o estudo mostrou que a frequência e a intensidade das ondas de calor, outro sintoma característico da menopausa, não sofreram influência da atividade física.