Atividade física pode ajudar a prevenir hipertensão na menopausa

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Especialistas em cardiologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estimam que mulheres que praticam atividade física, antes dos 40 anos, têm menos chances de apresentar hipertensão durante a menopausa.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores avaliaram dois grupos de mulheres, pré e pós-menopausa, verificando o funcionamento do sistema que controla a pressão arterial. Desta forma, eles criaram um programa de exercícios diários para 42 mulheres com mais de 40 anos que ainda não estavam na menopausa e de outras 32 que já estavam havia pelo menos 12 meses sem menstruar.

Após dois meses de treinamento na esteira, que incluía três sessões de 40 minutos por semana, em ritmo moderado, houve redução da gordura abdominal e do nível da pressão arterial nas mulheres com menos de 40 anos.

De acordo com o estudo, a pressão arterial das mulheres diminui porque o exercício físico estimula a liberação de enzimas antioxidantes, o que promove a redução do estresse e, consequentemente, reduz a pressão.

Como resultado do estudo, os pesquisadores notaram que até 80% das mulheres podem se tornar hipertensas após a menopausa. Para prevenir o problema, eles indicam a prática de exercícios físicos, que precisa ser incluída na rotina antes, perto dos 40 anos de idade, ou muito antes da última menstruação acontecer.