Atividade física evita câncer na pós-menopausa

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Um estudo apresentado pela Associação Americana para Pesquisar o Câncer (AACR) afirma que a atividade física pode ser fundamental para as mulheres, no período que sucede a menopausa, diminuírem os riscos de câncer de mama. 

Algumas pesquisas anteriores já haviam indicado que os exercícios físicos diminuem os níveis de estrogênio, hormônios que já foram apontados como responsáveis pelo desenvolvimento do câncer nas mulheres. Mesmo assim, a especialista em prevenção oncológica no Instituto Nacional do Câncer, Cher Dallal, resolveu examinar a relação da atividade com o câncer.

O levantamento de Dallal analisou 540 mulheres antes e depois do período da menopausa, durante três anos. Para medir a atividade física, a pesquisadora utilizou um acelerômetro junto à cintura das mulheres, que permitiu uma leitura objetiva do esforço.

Os pesquisadores que ajudaram Dallal no estudo analisaram as amostras de urina para detectar estradiol e estrona, dois tipos estrogênio, além de 13 hormônios metabólitos de estrogênio. 

Com isso, concluíram que a atividade física proporciona menor risco de tumores cancerígenos nas mulheres na pós-menopausa, já que incentiva a decomposição do hormônio estrogênio.