Windsurf: brasileiro conquista o vice em torneio "caça-tempestade"

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O windsurfer brasileiro Marcílio Browne conquistou o vice-campeonato da Red Bull Storm Chase, evento “caça-tempestade” que aconteceu em Cornwall (Inglaterra) no final de semana (8 e 9 de fevereiro). E Sob clima completamente adverso, com ondas gigantes e ventos acima de 70 nós, o título da competição ficou com Thomas Traversa, da França.

Durante a disputa, que acontece em dois dias, todos os windsurfers ficam na espera de uma tempestade acima do nível 10 na escala Beaufort (responsável por classificar a intensidade dos ventos). A largada só é dada após o vento ultrapassar os 100 km/h.

No sábado, vários participantes tiveram seus equipamentos destroçados pela força do vento e das águas. Quem conseguiu manter sua prancha intacta teve que demonstrar muita técnica e destreza para contornar a potente ventania, que dificultavam a aterrissagem dos atletas no mar depois das manobras.

Já no domingo, com o vento um pouco mais tranquilo, Brownie se destacou ao vencer o prêmio de melhor manobra com um pushloop forward (duas rotações inversas em um mesmo salto). Mesmo assim, o brasileiro não foi capaz de superar o francês Thomas Traversa, que manteve a regularidade do início ao fim para garantir o primeiro lugar.

A primeira etapa do Red Bull Storm Chase ocorreu no fim de janeiro do ano passado, na Irlanda. Quatro atletas foram eliminados e seis passaram para a próxima fase, na Tasmânia (Austrália), em julho de 2013. Nessa fase, quatro garantiram vaga na grande final, que aconteceu no último fim de semana em Cornwall, Inglaterra.

Confira as manobras mais alucinantes da Red Bull Storm Chase: