Volvo Ocean Race: barcos largam para a 2ª etapa

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A Volvo Ocean Race retoma suas disputas neste sábado (10/12), com a largada da in-port race na Cidade do Cabo, África do Sul. A segunda etapa da corrida oceânica de volta ao mundo começa neste domingo, dia 11, partindo da Cidade do Cabo com destino aos Emirados Árabes, em um trajeto de 5.430 milhas náuticas (cerca de 10 mil quilômetros) para os seis barcos em competição.

A primeira etapa da prova, com início no porto de Alicante, na Espanha, foi marcada por sustos e barcos quebrados – Puma e Abu Dhabi e Sanya. Porém, todos já foram arrumados e estão prontos para a nova perna. O líder da prova, o barco espanhol Telefónica, conta com o brasileiro Horácio Carabelli como diretor técnico da equipe. 

Ameaça de piratas muda rota – No trajeto da Cidade do Cabo até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a flotilha passará por um corredor perigoso no leste africano, conhecido por ataques de piratas. Em agosto deste ano, os organizadores da Volvo refizeram a rota para tentar afastar os barcos das áreas mais perigosas do oceano índico, principalmente na costa da Somália, e nesta semana divulgaram o plano de segurança para esta segunda etapa.

Quando os barcos atingirem uma determinada parte do Oceano Índico, a localização dos veleiros não será mais divulgada ao público e à imprensa, como é feito normalmente. Os barcos serão conduzidos a um porto seguro (não divulgado), de onde embarcarão em um navio protegido por seguranças, além de outras medidas, e então serão transportados para os Emirados.

Uma vez que os barcos estejam em segurança neste navio protegido, os organizadores irão decidir o local exato em que a regata será retomada, para um sprint competitivo até Abu Dhabi, com chegada prevista para o dia 1º de janeiro de 2012.

Devido ao plano de segurança contra os piratas, a pontuação da segunda etapa também foi alterada, com 80% dos pontos baseados no trecho entre Cidade do Cabo até este porto seguro, e os 20% restantes serão resultantes deste sprint até Abu Dhabi.

Volvo Ocean Race no Brasil – O Comitê organizador das obras da Vila da Regata da Volvo Ocean Race em Itajaí, Santa Catarina, quer liberar a área no início de março, um mês antes da chegada dos barcos, programada para abril. O espaço de 55.758,40 m² – incluindo a área do Centro de Eventos Itajaí – receberá as equipes, jornalistas, fãs da regata e turistas. O local será aberto ao público no dia 4 de abril e terá atrações como o Cinema 3D, simulador, teste de força, iniciação à vela para crianças e as áreas das seis equipes.

Classificação atual da Volvo Ocean Race 2011/2012:

1- Telefónica – 31 pontos
2- Camper – 29 pontos
3- Groupama – 22 pontos
4- Abu Dhabi – 6 pontos
5- Puma – 5 pontos
6- Sanya – 3 pontos