Volvo Ocean Race 2009 termina na Rússia

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Apesar de já ter seu campeão conhecido, o Ericsson 4 liderado por Torben Grael, a última etapa da Volvo Ocean Race em São Petersburgo, na Rússia, neste sábado (27), teve um final emocionante, com a disputa acirrada até o fim e a vitória inédita de uma etapa pelo barco espanhol Telefónica Black.

A décima e última etapa da edição 2008/2009 da maior regata de volta ao mundo foi concluída com muita festa na cidade russa, com os velejadores cansados, mas felizes após a grande aventura de mais de nove meses e 37 mil milhas náuticas. 

O capitão do Telefónica Black, o espanhol, Fernando Echávarri, não escondeu a alegria pelo feito da equipe ao final da competição. “É um prêmio para toda a equipe, tentamos conseguir uma vitória em todas as etapas, mas sem sucesso, esta era nossa última chance, e tivemos uma batalha ótima com o Puma ao final, então estamos muito felizes”. 

O barco norte-americano Puma ficou com o segundo lugar nesta útlima etapa, mas também na classificação geral da Volvo, após uma disputa ponto a ponto com o outro barco espanhol na disputa, o Telefónica Blue. “O balanço geral da prova é que nós conseguimos terminá-la com todo mundo salvo, o barco foi espetacular e conquistamos o vice-campeonato”, disse Kenny Read, capitão do Puma.

O Telefónica Blue, liderado pelo holandês Bouwe Bekking, terminou na terceira posição nesta última etapa e também na disputa geral. “Foi uma etapa bonita, mas nós não tivemos muita sorte, isso acontece, mas ficamos felizes pelo Telefónica Black, eles mereceram ganhar, e nós conquistamos um pódio, o que é bom”, concluiu o capitão.

O quarto lugar na etapa e também na disputa geral ficou com o barco Ericsson 3. A sexta colocação na prova ficou com o barco irlandês Green Dragon, que na classificação geral ficou com a quinta posição.

Torben faz história – Com uma vantagem de 9 pontos para o Puma, Torben Grael e sua equipe de 10 velejadores do Ericsson 4 terminaram a etapa final na quinta colocação, mas já haviam conquistado o título da Volvo Ocean Race 2008/2009 por antecipação ao final da etapa 9, em Estocolmo. 

“No momento os sentimentos são variados, pois nós sabemos que é o final do projeto. É um sentimento engraçado, alguns desses caras que você nunca tinha visto antes, de repente se tornam como irmãos. Agora cada um vai tomar um rumo e isso é um sentimento estranho”, disse um reflexivo Torben Grael.

“Por outro lado, esta foi uma longa competição ao redor do mundo. Nós estamos completamente cansados, então está todo mundo sonhando com um bom descanso. Nós tivemos altos e baixos, mas adoramos a corrida, ela foi divertida. Por já termos vencido, esta foi uma etapa mais relaxada, o que acredito que é normal, por termos conquistado nosso objetivo”, concluiu.

Fim da jornada – Durante nove meses, os sete barcos somaram 11 portos visitados em 10 países dos cinco continentes, totalizando 37 mil milhas náuticas, em condições geralmente muito difíceis – tanto dentro do barco como climáticas -, com doses de risco e aventura inimagináveis para o público que acompanhou a corrida.

O capitão do Green Dragon, Phil Harmer, traduziu o final da prova como o momento da “volta à sociedade” para os velejadores, o que significa sair da intensidade, do medo, dos sistemas de controle, das comidas reidratadas, da falta de sono e do confinamento em espaço minúsculo, compartilhado com outras 10 pessoas.

“É tão difícil, e por alguma razão muito estranha nós gostamos disso. Mas nós estamos no nosso limite. Precisamos de um descanso, de um longo descanso”, finalizou o Magnus Olsson, capitão do Ericsson 3.

Classificação Final da Volvo Ocean Race 2008/2009:
1. Ericsson 4 (Torben Grael/BRA): 114.5 pontos
2. PUMA (Ken Read/USA):  105.5 pontos
3. Telefónica Blue (Bouwe Bekking/NED): 98.0 pontos
4. Ericsson 3 (Magnus Olsson/SWE): 78.5 pontos
5. Green Dragon (Ian Walker/GBR): 67.0 pontos
6. Telefónica Black (Fernando Echávarri/ESP): 58.0 pontos
7. Delta Lloyd (Roberto Bermudez/ESP): 41.5 pontos

Confira algumas imagens da etapa final: