Vitória épica do Ericsson 3 na Volvo Race

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Depois de mais de 40 dias em alto mar enfrentando condições adversas, como no mítico Cabo Horn, o capitão sueco Magnus Olsson e sua equipe conseguiram um grande feito – foram os primeiros a chegarem na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, dando a vitória ao Ericsson 3 na quinta etapa da Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo.   

A quinta etapa teve início na China há 41 dias, tendo como destino final o Brasil. Esta foi a mais longa etapa em 36 anos de história da Volvo Race, e a primeira vez que o velejador Magnus Olsson, de 60 anos, o mais velho na prova, participa da competição como capitão.

A chegada dos tripulantes do Ericsson 3 à Marina da Glória foi eufórica, após 40 dias 5 horas e 37 minutos no mar. “É inacreditável, mas nós realmente merecemos. Nós tivemos estratégias fantásticas quando precisamos. Nós estamos tão cansados, mas mesmo assim conseguimos manter nosso espírito de luta ao final, nossa performance foi 100% em todo o tempo, estivemos no limite de destruir nosso barco, mas administramos para encontrar um equilíbrio e manter o barco inteiro”, disse o capitão sueco, referindo-se aos sérios problemas estruturais que o barco teve durante a etapa de Cingapura até a China.

Após o início da quinta etapa, já no terceiro dia o Ericsson assumiu a terceira colocação, surpreendendo todos. Esta posição continuou até o 19º dia da disputa (em 4 de março), quando o capitão começou sua jornada em direção à liderança e à vitória, ignorando estratégias clássicas de navegação pelos mares do sul, escolhendo a rota ao norte, distanciando o barco do restante da flotilha.

“A rota mais ao norte não parecia especial naquele momento, mas quando os outros barcos não nos seguiram de repente a decisão tomou outra dimensão e se tornou muito importante. Por fim se tornou a maior decisão da minha vida de velejador”, avaliou o navegador Aksel Magdahl, de 30 anos.

O veterano velejador e capitaão do Telefonica Blue, Bouwe Bekking, comentou sobre a decisão dos colegas ainda durante a disputa – “se a rota que eles escolheram levá-los à vitória, eles escreverão um capítulo na história, pois até agora todos velejaram pelo sul e venceram”.  

Até o momento, apenas o Ericsson 3 cruzou a linha de chegada no Rio de Janeiro, somando 8 pontos na competição. O barco de Torben Grael, o Ericsson 4, que ainda mantem a liderança geral da disputa, está em segundo lugar e deve chegar ao Rio de Janeiro ainda nesta quinta-feira.

Os competidores terão uma folga até a sexta etapa da Volvo, que começa no dia 11 de abril, com destino aos Estados Unidos, na cidade de Boston.