Velocista Jamaicana reverte suspensão por doping

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A velocista jamaicana, três vezes campeã olímpica, Veronica Campbell-Brown teve seu apelo contrário à suspensão por doping aceito pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), nesta terça-feira (25 de fevereiro). Ela foi suspensa por dois anos pela Associação Administrativa de Atletas da Jamaica (JAAA), após testar positivo por uso de um diurético proibido, em 4 de maio de 2013, no Jamaica Invitation Internacional (maior competição de atletismo da Jamaica, realizada desde 2004).

A punição foi confirmada pela entidade jamaicana em 12 de fevereiro deste ano. No mesmo dia, Campbell-Brown recorreu ao CAS e teve o apelo aceito em menos de duas semanas.

De acordo com nota oficial da Corte Arbitral do Esporte, foi emitida uma decisão em caráter urgente, trazida pela corredora jamaicana, contra a Associação Administrativa de Atletas da Jamaica e a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). O CAS confirmou o pedido feito pela velocista e deixou de lado as decisões do Comitê de Revisão de Doping da IAAF, tomada em 10 de fevereiro de 2014, e da JAAA, datada de 12 de fevereiro deste ano.

Campbell-Brown, de 31 anos, é dona de dois títulos olímpicos consecutivos na prova dos 200 m (em Atenas-2004 e Pequim-2008), além de ser uma das integrantes do quarteto jamaicano ganhador do ouro no revezamento 4×100, também nos Jogos Atenas, em 2004. Em mundiais, a atleta conquistou medalhas douradas em 2007, nos 100 m, e em 2011, nos 200 m.