Vanderlei Cordeiro lança Instituto para auxiliar jovens carentes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

 Em buscao do índice para a sua quarta Olimpíada, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima lançou um Instituto com seu nome que tem por objetivo oferecer condições de acesso à educação e cultura para jovens de baixa renda. “Quem teve uma infância pobre, com poucos recursos, sabe a importância de um projeto como esse. O esporte foi a única oportunidade que eu tive na vida e aproveitei da melhor maneira possível. Quero que essas crianças também tenham essa chance”, explica o maratonista.

Destinado para jovens de baixa renda, com idade entre 12 e 18 anos, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima pretende viabilizar a construção de uma pista sintética na cidade de Campinas. Além da pista, o projeto prevê a construção de um prédio para alojar os participantes não-residentes na região e um centro comum, que contará com salas de atendimento (médico, psicológico, nutricional, odontológico, educacional), biblioteca, refeitório, musculação, fisioterapia e auditório.

A escolha da região levou em consideração a tradição de Campinas no cenário do atletismo brasileiro. Há 22 anos o município hospeda a equipe de atletismo da União Esportiva Funilense, atual Clube BM&F. Campinas também conta com um projeto-modelo que difunde a prática do atletismo para jovens de baixa renda. A equipe ORCAMPI/UNIMED existe desde 1997, atualmente atende aproximadamente 120 participantes e tem como padrinho Vanderlei Cordeiro de Lima.

Além das atividades físicas específicas, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima oferecerá estrutura para o desenvolvimento dos participantes bem como palestras e oficinas periódicas sobre temas diversos. “Essas atividades contribuem com a formação intelectual e humana dos atletas. É importante discutirmos assuntos que fazem parte da rotina de um jovem de origem humilde para tentar evitar que ele corra riscos e siga o caminho errado”, diz Vanderlei.