Uma vez atleta, sempre um exemplo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Para muitos, superar um momento ruim na vida parece um fardo quase impossível de carregar. Mas para Evandro Bonocchi, de 38 anos, a história é outra. Como prática ou refúgio, o esporte sempre esteve presente em sua vida. E isso ajudou muito, depois de sofrer um acidente onde ficou paraplégico. “Como sentia falta da transpiração que só o esporte proporciona, comecei no basquete sobre rodas em 2008, logo que fui morar em São José dos Campos…”, conta.

No começo, é claro, foi um difícil. “Como não tínhamos cadeiras próprias, continuar foi complicado. Com muito esforço e teimosia, em 20011, conseguimos entrar no Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas”, relembra.

Bonocchi é figurinha carimbada nas corridas de rua, onde é cada vez maior a participação dos cadeirantes. Nelas, achou um motivo para seguir adiante: “Fiz a minha primeira prova de 5 km, em São José dos Campos, e me esforcei até o final. Depois, peguei gosto e não parei mais”, diz. Para participar das provas, Evandro utiliza a handbike, uma espécie de bicicleta pedalada com as mãos, que lhe garante mobilidade adequada e trás liberdade para percorrer o caminho da prova até o final. “Também uso a handbike como meio de transporte”.

Seu novo desafio começa, agora, no embarque para a Espanha, a fim de percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Claro, sempre a bordo da sua handbike. “É a realização de um sonho. Fui muito apoiado por minha família… sem eles eu não seria ninguém. Acredito que sonho é o combustível para você seguir em frente”.

Além de corridas brasileiras, como a Meia-Maratona de São Paulo e do Rio de Janeiro, Bonocchi já disputou duas maratonas internacionais, a de Nova York (em 2011) e a de Miami (em 2013). “Em todos os lugares por onde passei me diverti muito. Aproveito para conhecer cidades que, talvez, nem conheceria se não fossem por meio das corridas de rua”, conta.

Há três anos, trabalha como palestrante motivacional e viaja todo o país para encontros em empresas, universidades e com equipes esportivas. Entre os temas abordados, questões importantes que aprendeu com a vida e com o seu trabalho. “Minhas palestras falam de comprometimento, trabalho em equipe, superação e valorização da vida”, comenta.

Para acompanhar a aventura de Eduardo Bonocchi junto a outros cadeirantes no Caminho de Santiago acesse a página oficialda expedição.