UFC: Pezão é flagrado no exame antidoping

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta segunda-feira, o site norte-americano MMA Junkie revelou que os exames do lutador brasileiro do UFC, Antônio Pezão, apontavam índices de testosterona acima do permitido pela entidade. O resultado saiu há pouco mais de duas semanas, após o confronto contra o neozelandês Mark Hunt, em 7 de dezembro, em Brisbane (Austrália). Considerada uma das lutas mais emocionantes de 2013, o duelo terminou empatado após cinco rounds.

A organização divulgou em nota que havia autorizado Pezão a fazer terapia de reposição hormonal de testosterona (conhecida como TRT), mas o atleta ultrapassou os limites estabelecidos para a utilização da substância e, por isso, será suspenso.

Ao saber da notícia, Pezão se defendeu na rede social Facebook. Ele disse que não pretendia levar vantagem no combate e aumentou suas doses de testosterona duas semanas antes da luta por recomendação do Dr. Marcio Tanure, médico do UFC no Brasil. Para provar que sua versão dos fatos é verdadeira, o brasileiro publicou um e-mail do médico com instruções para o aumento das doses, além do exame que mostra os índices de testosterona do atleta antes do duelo contra Mark Hunt.

Essa é a segunda vez que Antônio Pezão é pego no exame antidoping. Em 2008, testou positivo para o esteróide boldenona. Na ocasião, ele também tentou argumentar ao dizer que a substância era parte de um suplemento legal, mas mesmo assim acabou suspenso. Desta vez, o lutador peso-pesado ficará sem lutar por nove meses, e perderá o bônus de U$ 50 mil que havia recebido pelo confronto contra Mark Hunt. Agora o dinheiro ficará com o neozelandês e no cartel de ambos o combate ficará registrado como "sem resultado".