Twitter: a revolução na troca de informações

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Quando a “febre” dos blogs tomou conta das pautas na imprensa e o assunto entrou nas discussões sociais sobre sua interferência, e concorrência, com os meios de comunicação tradicionais, um dos principais pontos destacados do novo formato – para o bem e para o mal – era a rapidez e a forma sucinta de se tratar a notícia ou qualquer outro assunto.  Pois não muito tempo depois da revolução do blog, ele já passou para a prateleira de “mídia tradicional”. Para quem quer se atualizar em velocidade quase instantânea, o destino é o mais recente fenômeno da Internet, o Tiwtter.

Mesmo que você nunca tenha “twitado”, a esta altura já deve estar familiarizado de certa forma com esse universo gigante de trocas de mensagens e informações numa velocidade nunca vista antes. É o universo do mini blog. Tudo em no máximo 140 caracteres. Além das conversas em todos os lugares sobre essa nova mania entre as chamadas redes sociais, a imensa popularidade do Twitter pode ser comprovada pelos seus estimados seis milhões de usuários.  E diariamente pelo menos cinco mil novos cadastrados são feitos no Twitter. E São Paulo é a quarta cidade que mais acessa o Twitter no mundo!

Mas o que o Twitter tem de tão especial? Primeiro, ele dá vazão a uma característica do ser humano que é a de gostar de bisbilhotar a vida alheia. Por ele você pode acompanhar o dia a dia de atletas que admira, de artistas, e de seus próprios amigos e familiares, desde que eles queiram, é lógico, para isto basta se cadastrar de forma muito rápida no site (www.twitter.com) e criar seu perfil. A partir daí você seleciona entre os participantes quem gostaria de acompanhar e começa publicar suas próprias notícias para que seus “seguidores” saibam também o que está fazendo.

Este é o uso pessoal do Twitter, mas a revolução também está na forma como a notícia em geral pode ser disponibilizada, de maneira quase instantânea. O terremoto de São Paulo, em 2008, por exemplo, foi noticiado primeiro no Twitter. Isso se explica pela própria simplicidade da ferramenta. Qualquer um pode colocar a notícia em questões de segundos, e com o crescente número de adeptos dos chamados telefones inteligentes, a postagem pode ser feita no carro, por telefone, enquanto se espera o sinal abrir.

Nas palavras de um aficionado pelo programa, o triatleta Guto Antunes, vem a justificativa social de muitos para a febre do Twitter. ““Ele serve como uma conexão entre as pessoas e o mundo no qual você vive. Como atleta eu posso desabafar ali sentimentos e opiniões a um grupo que vai me compreender e, mais que isso, para aqueles que costumam ver só o produto final, como o resultado de prova, eles passam a ter a chance de acompanhar as entrelinhas do mundo esportivo, ficam sabendo por exemplo como foi minha recuperação após um evento, ou seja, você tem a chance de mostrar seu lado humano, a pessoa passa a viver sua rotina com você, e isso é muito bacana para aproximar as pessoas. O Twitter virou parte de mim”. 

Os perfis de interesse para a maioria dos apaixonados por esporte são incontáveis. Que tal acompanhar de perto a vida de uma lenda mundial, como o ciclista Lance Armstrong? Sim, ele está lá no Twitter (HTTP://www.twitter.com/lancearmstrong) e é seguido diariamente por mais de um milhão e meio de pessoas!   

“Eu faço postagens diariamente sobre meus treinos e também sobre minha vida, coloco links para o meu blog quando eu faço atualização, mas aí é para quem já tem mais tempo de ler e acompanhar”, revela Guto. “E sabe o que é mais legal? Você não perde contato com as pessoas, no meu caso, com todos os amigos triatletas que tenho fora do país, fico sabendo sobre provas e questões de patrocínio. Eu gosto muito também de acompanhar atletas amadores, aqueles que competem por amor mesmo, é uma troca muito legal, você aprende com eles e também fica sabendo o que esse pessoal está penando. Outra coisa bacana é que agora fica mais fácil você conversar com as pessoas porque está mais atualizado sobre a vida dela, a conversa fica mais direta, e a sua chance de ficar mais próximo das pessoas com esta ferramenta é muito grande”, teoriza Guto, que acabou de voltar de uma temporada de treino e prova nos Estados Unidos, postados no Twitter e Facebook. 

Ativo.com no Twitter O ativo.com entrou recentemente para o universo do Twitter, acompanhando, como não poderia deixar de ser, a comunidade de atletas profissionais, amadores e apaixonados por esportes em geral, além de personalidades. E quem quiser acompanhar o ativo pelo Twitter o endereço é HTTP://www.twitter.com/ativocom.

Pela maneira como vem transformando a maneira como as pessoas trocam informações e acessam notícias, o Twitter já é levado a sério em todas as esferas – acadêmicas, empresariais e até governamental. Os efeitos sociais desse fenômeno ainda precisam de mais tempo para ser analisados, com aquele distanciamento que somente o tempo permite. Mas, neste instante, quem não faz parte do Twitter ou pelo menos o acompanha está fora da grande onda do momento.