Surfe: onda gigante ainda dá o que falar

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O surfista brasileiro Carlos Burle pegou uma onda tão grande (supõe-se que de 35 metros), nessa semana, na Praia do Norte, em Nazaré (Portugal), que pode ser considerada a maior da temporada do Billabong XXL, que premia as maiores ondas surfadas em cada temporada. O recorde mundial é do norte-americano Garrett McNamara, que atingiu a marca de 23,77 metros (78 pés). Se for confirmada, a onda de Burle será o novo recorde mundial. Chama tanta atenção quanto a onda, um estudo científico da faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Nele, professor Miguel Moreira, fez um estudo para tentar descobrir o tamanho do mar naquele momento. Ele concluiu, após usar programa de análise de imagens, que o pernambucano surfou onda que atingiu de 32 a 35 metros.

Para fazer o cálculo, o professor utilizou o SIMI Motion Twin, um software capaz de sincronizar imagens, sobrepô-las e medir ângulos e distâncias. Ele usou como parâmetro para outras medidas o tamanho da prancha, de 1,88, e a maior dificuldade foi encontrar o ponto que caracteriza a base da onda. Para isso, foi preciso achar algumas referências no local para definir melhor a onda. Apesar da falta de precisão, Miguel Moreira tem certeza que a onda surfada por Carlos Burle ultrapassou os 100 pés (30.480m), marca considerada lendária no surfe. 

Na quinta-feira, Carlos Burle desembarcou no Brasil e trouxe (claro!) muita história para contar. O recorde ainda não foi confirmado.