Surfe: curso ajudou Maya Gabeira a superar onda gigante

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Como alguém que sofre de asma e medo de altura pode pegar ondas de 20 metros de altura? Ao preparar o corpo e fazer exercícios físicos é possível enfrentar desafios como esse. Foi o que Maya Gabeira fez. Para encarar as ondas gigantes, a surfista aprimora seu condicionamento físico de forma intensa, além de fazer curso de apneia desde 2011, quando sofreu grave acidente nas águas de Teahupoo, no Taiti.

++LEIA MAIS:

​>> SURFE: ONDA GIGANTE AINDA DÁ O QUE FALAR

Dois anos antes do acidente que sofreu ao fraturar o tornozelo, e quase se afogar ao pegar onda gigante, em Nazaré (Portugal), no mês passado, Maya ficou desacordada. Após levar cinco ondas na cabeça, em Teahupoo (Taiti), que na linguagem local significa "praia dos Crânios quebrados", a surfista não desistiu da carreira e, para ter melhores condições de encarar um mar muitas vezes revolto, procurou curso específico na Califórnia (EUA).

Durante o curso, Maya aprendeu com especialistas e mergulhadores como lidar com a pressão, ter controle psicológico e prender a respiração ao máximo. Essas habilidades foram importantes para que a onda de Nazaré não causasse um dano maior à surfista, que depois da preparação consegue ficar até 4 minutos debaixo d'água.

Apesar de estar de molho até dezembro, devido a contusão no tornozelo, Maya já faz planos para enfrentar novamente a assustadora onda na Praia do Norte, em Portugal.