Stand Up Paddle: alternativa de esporte neste verão

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Quando vamos ao litoral, é difícil não avistar ao longe pessoas que parecem flutuar em pé sobre as águas enquanto aproveitam a paisagem. E elas não estão fazendo nenhum milagre bíblico ou coisa parecida, mas praticam o Stand Up Paddle, modalidade que é febre nas praias e lagoas de todo Brasil, e já tem mais de 600 afiliados em sua entidade maior, a Confederação Brasileira de SUP, fundada no ano passado. De origem havaiana, o esporte consiste na remada em cima de uma prancha de surfe e pode ser praticado por homens, mulheres e crianças.

“O Stand Up Paddle é um esporte que traz vários benefícios aos seus praticantes. Além da alta queima calórica, tonificação muscular e condicionamento físico, o SUP proporciona bem-estar e melhora a saúde mental, já que é praticado em contato direto com a natureza”, explica Vinicius Valim, instrutor de SUP.

Vinicius diz que os melhores lugares para a pratica do esporte são o mar e, principalmente para os iniciantes, praias sem ondas, lagos, lagoas e represas, lugar onde o professor de educação física Eduardo Tadeu deu suas primeiras remadas. “Iniciei no Stand Up Paddle em outubro do ano passado, no clube em que sou associado, e me apaixonei pelo esporte. Hoje já tenho minha própria prancha e pratico o SUP na represa Billings (São Bernardo do Campo, em São Paulo) e no Rio Guarau, em Peruíbe (litoral paulista)”, conta.

Eduardo, de 36 anos, revela que despertou seu interesse pelo Stand Up Paddle após ver imagens do esporte na TV e internet. “No início não sabia onde buscar um local para aprender a praticar e, quando soube que o clube onde frequento dava aulas, fui em busca do aprendizado. O mais difícil foi conseguir equilíbrio para ficar em pé na prancha. Remar e curtir o visual é o mais fácil”, relembra.

Em relação aos equipamentos, a escolha depende da modalidade do Stand Up Paddle praticada, que pode ser surf, travessia, race, cross ou mix. “O SUP tem diversos estilos e, antes de comprar ou mandar fazer a prancha, é necessário consultar um shaper e dizer a ele qual é sua modalidade específica, além de informar seu peso e altura, para que seja indicada (ou feita) uma prancha adequada ao tipo de prática escolhida”, esclarece o Instrutor. No caso do remo acontece o mesmo. Segundo Vinicius, existem diversos estilos de remos, cada um para uma modalidade específica, tipo de água e tamanho do praticante.

Quando o assunto é manobra, cada modalidade tem suas particularidades. “No Stand Up Paddle Surf as manobras podem ser iguais (ou parecidas) com as do surfe tradicional, na maioria das vezes executadas com o auxílio do remo. Há também técnicas de remadas mais rápidas, muito comuns durante o Stand Up Paddle Race, onde também é possível realizar curvas e freadas”, ensina o instrutor.

É antes de remar sobre as águas, é recomendável, de acordo com o Vinicius, que a pessoa saiba nadar, e nunca entre na água sozinha sem antes comunicar alguém sobre o local que irá praticar o SUP. Para quem está começando, também é aconselhável o uso de colete salva vidas.

“Antes de iniciar a modalidade, é importante procurar escolas e profissionais especializados na prática do Stand Up Paddle, ou alguém que já tenha alguma experiência”, orienta o instrutor.