SP tem nova pista de Atletismo no Centro Olímpico

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O Festival de Velocidade e Saltos, organizado nesta sexta-feira pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e válido para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), marcou a inauguração da nova pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).

Participaram na cerimônia de inauguração, na última sexta-feira, grandes nomes do esporte brasileiro, como a medalhista de ouro do salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Maurren Maggi; o capitão da seleção brasileira pentacampeã mundial na Copa do Japão e Coréia do Sul, Cafu; o ex-nadador e medalhista olímpico Ricardo Prado, os ex-jogadores de vôlei Montanaro e Ida, entre outros.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Valter Antonio da Rocha, e os presidentes da FPA e da CBAt, respectivamente, José Antônio Martins Fernandes, o Toninho, e Roberto Gesta de Melo. A ex-jogadora de basquete e diretora do COTP, Magic Paula, foi a anfitriã do evento.

A inauguração da pista do COTP também marcou o início das atividades do novo “Centro Nacional de Treinamento” de saltos horizontais (triplo e distância) da CBAt. A coordenação do projeto é de Nélio Moura, técnico da Maurren Maggi e coordenador voluntário do Centro de Excelência, programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA. “Agora contamos com um espaço de fundamental importância para os projetos voltados para a revelação de talentos do atletismo”, declarou o treinador.

A grande atração do evento, a campeã olímpica do salto em distância em 2008, Maurren Maggi, sentiu uma nova lesão no Festival de Velocidade e Saltos, realizado na tarde desta sexta-feira para inaugurar a nova pista do COTP. Dessa vez, a contusão foi no músculo posterior da coxa esquerda. Apesar de Maurren ter se machucado logo no primeiro salto, a marca de 6,45m foi suficiente para garantir a primeira colocação do torneio. Essa foi a segunda competição da atleta, depois de passar nove meses afastada, após uma cirurgia no joelho.

A atleta Aline Grazieli Souza Santos (CEE-SP) competiu ao lado de Maurren no salto em distância. Para a jovem de 16 anos, foi uma honra estar perto da campeã olímpica. “Eu nem acreditei. Foi muito bom vê-la aquecer, se preparar, saltar. Estou sem palavras ainda”, disse a garota. Aline ficou em sexto lugar na prova, com a marca de 5,06m. Ela treina com o professor Carlos Gâmboa no núcleo Unasp do Centro de Excelência, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA.

Nos 100m rasos masculino, Nilson de Oliveira André (BM&FBOVESPA) confirmou o favoritismo e venceu com o tempo de 10s42. Para o atleta, a nova pista do COTP é maravilhosa. “Todos nós do atletismo estamos muito contentes. São Paulo precisava de uma estrutura assim. Não deixa a desejar para nenhuma pista do mundo”, afirmou. Quanto ao resultado, Nilson disse que foi importante na preparação para o Troféu Brasil (de 15 a 19 de setembro, no Centro Olímpico). “Estou fazendo um planejamento forte visando este título. Sinto-me bem e quero ser campeão brasileiro”, acrescentou.

O Festival de Velocidade e Saltos, organizado pela Federação Paulista de Atletismo, reuniu 150 atletas, das categorias menores a adultos, de vários clubes da Capital e do Interior do Estado.