SP: lendas do Jiu-jitsu são graduados pela CBJJE

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta terça-feira (17 de dezembro), o lutador Crezio de Souza e o grão mestre Crezio Chavez, lendas do Jiu-jitsu mundial, foram graduados pela CBJJE no Seminário Internacional Crezio de Souza – Graduação e Festival de Lutas Casadas, em São Paulo. Durante o evento, Crezio Chavez, patriarca de uma das famílias mais vitoriosas do jiu-jitsu, falou sobre a arte marcial, o vale-tudo e a grande mudança que a modalidade sofreu com o MMA. Ele também recebeu das mãos do diretor técnico da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo (CBJJE), Ali Muradi, a faixa vermelha nono grau (máximo da modalidade), nível alcançado somente por 10 mestres em todo mundo.

Seu filho, Crezio de Souza, cinco vezes campeão brasileiro de wrestling (luta livre) e detentor do título mundial de Jiu-jitsu, com uma invencibilidade de 10 anos na modalidade, também subiu de grau. Ele se tornou o 18º oitavo no mundo a alcançar o 7º grau. Ele também é considerado uma lenda do MMA e vale-tudo, onde venceu grandes lutadores. O confronto mais comentado de sua carreira, em 1997, foi contra o norte-americano Dan Handerson. Na ocasião, ele saiu derrotado por um erro de arbitragem, quando a luta foi interrompida de forma indevida. Foi seu último duelo no MMA.

O professor Cleiton Chavez, filho de Crezio Chavez, é outro que mudou de grau (para o 5º). E a família também tem sua representante feminina, a professora Cléo Chavez, que pegou o 2º grau na faixa preta durante o seminário, que foi realizado no CEU Jaguaré.