Sistema de camadas para roupas de aventura

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A melhor forma de se vestir para uma aventura é com base no clássico Sistema de Camadas de roupas, combinadas de acordo com o tipo de atividade que se vai praticar, adotando camadas leves de roupas sobrepostas conforme as exigências das condições climáticas e/ou do terreno.

Ao invés de uma ou duas camadas pesadas e menos flexíveis, como se usava antigamente no frio, ao adicionar ou subtrair camadas leves e folgadas conforme a necessidade é possível obter um controle maior do micro-ambiente corporal. Sem falar no baixo peso e volume.

Este versátil sistema se resume basicamente nas camadas Interna (também chamada de underwear, base layer ou segunda pele), Intermediária, Térmica (warm layer ou quente) e Protetora (shell ou outerwear), mas obviamente que serão utilizadas quantas camadas forem necessárias, podendo ser apenas uma, como em muitas situações no Brasil.

A Camada Interna é a que fica em contato com a pele, normalmente por baixo de outra (s) camada (S), e tem como principal função manter o corpo confortável, seco e em temperatura agradável. Recomendada para atividades físicas em baixas temperaturas, pode ser curta ou longa e a ideal é a que absorve a umidade do suor e envia para o exterior do tecido, sem encharcar e secando rapidamente. Só para ter uma idéia de sua importância, uma roupa molhada em contato com a pele pode retirar até 25 vezes mais calor do que uma seca.

A Camada Intermediária se caracteriza pelas roupas casuais (camisetas, calças leves, bermudas, etc), que garantem as necessidades básicas do usuário: conforto, eficácia e segurança. Quando as condições climáticas estão agradáveis, normalmente é usada como única camada.

Já a Camada Térmica, como o próprio nome diz, são roupas usadas em dias frios (como os fleeces), responsáveis por garantir o conforto térmico do usuário, gerando e aprisionando junto da pele o ar aquecido pelo corpo.

Em geral encontrada nos modelos jaqueta (abertura frontal total), anorak (zíper curto, suficiente apenas para a passagem da cabeça) e parka (aberta como as jaquetas, porém compridas), a Camada Protetora é uma peça impermeável essencial para proteção contra as adversidades naturais (vento, chuva, neve, etc), que minimiza a perda de calor corpóreo. Com vedação e versatilidade distintas (conforme o corte e a quantidade de aberturas), a Camada Protetora deve ser escolhida de acordo com a atividade praticada. Por exemplo, jaquetas são mais fáceis de vestir, porém perdem mais calor que os fechados anoraks conforme a vedação dos zíperes.

Confira outras matérias sobre o tema:

As principais tecnologias para a roupa de aventura

Como se vestir para a aventura
A roupa ideal para a aventura

Dicas para a sua aventura