Selecionados os novos atletas ativo para 2011

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Mais de um mil candidatos para cinco vagas. E mil candidatos empenhados para conquistá-la. A equipe do ativo teve um trabalho realmente árduo para selecionar os novos participantes do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by Forten” em 2011. Mas entre tantos bons concorrentes Alex Mariano, Pablo Bucciarelli, Danilo Milani Zoppi, Ulisses Franceschi Eliano e Daniela Barcelos de Souza levaram a melhor. 

O anúncio dos nomes foi feito durante um evento hoje pela manhã em São Paulo e reuniu os finalistas de cada modalidade – Corrida, Triathlon, Mountain Bike, Natação e Aventura. Como ninguém sabia se era o vencedor a expectativa era grande, e os finalistas acompanharam o “momento entrega do Oscar”, com ansiedade e até lágrimas nos olhos. Com final do suspense, muita comemoração por parte dos atletas selecionados, alguns ainda perplexos pela conquista. 

Alex Mariano, de 32 anos, substituirá Adriano Santin no Mountain Bike, para quem perdeu a vaga em 2009. “Eu fui um dos finalistas no ano passado e fiquei esperando abrirem as inscrições para tentar de novo. Avisei que ficaria insistindo até conseguir fazer parte do projeto, creio que acharam melhor me dar logo a vaga do que me aguentarem novamente no ano seguinte”, brinca Alex, que pratica Mountain Bike há oito anos.

Danilo Milani Zoppi tem 23 anos e pratica natação há mais de 15 anos, começando ainda bem pequeno na própria academia do pai. Diz que quer “voltar” com força total ao esporte, embora já tenha um ritmo de treino forte, nadando três vezes por semana na hora do almoço, entre o intervalo do trabalho e as aulas do curso de Ciências da Atividade Física, que estuda na USP na zona leste. De manhã também corre três vezes por semana e à noite ainda encontra tempo para fazer os treinamentos de musculação. A história de começar na natação treinado pelo pai é semelhante a da estrela máxima do esporte, Cesar Cielo e, coincidentemente, Danilo nadou com o campeão olímpico na infância, em Santa Bárbara D’Oeste, dividindo a mesma piscina e o mesmo treinador.  “Fiquei trêmulo quando escutei meu nome, era o que eu precisava para voltar a investir na natação”.  

Pablo Bucciarelli, de 35 anos, ficou com a vaga na Aventura e chega respaldado por uma ótima temporada em 2010, na qual não somente passou a fazer parte do ranking da modalidade como já subiu para a segunda posição nele. Pablo está nas Corridas de Aventura há uma década e atualmente participa das provas na categoria solo e foi o campeão este ano do Circuito Chauás. “Eu espero ter um salto de qualidade, pois vou ter toda uma estrutura profissional para me ajudar”, diz Pablo.

Ulisses Franceschi Eliano, de 34 anos, ficou com a vaga mais difícil de ser decidida, conforme contou o CEO do Grupo ativo, Christian Kittler, que também é triatleta. “É um perfil muito específico, brinco que somos um ponto fora da curva, e triatleta quando quer conquistar alguma coisa geralmente não mede esforços para atingir o objetivo e pude comprovar isso com os candidatos deste ano. Esta é sempre a modalidade mais difícil de decidir, mas temos orgulho dos dois triatletas que já passaram pelo programa, Flávio José e Felipe Magalhães”, afirma Christian.

Tanto Flávio como Felipe participaram do evento, mostrando que ainda vestem a camisa ativo.  Denis Luque, Adriano Santin e Helio Pinheiro (Aventura, MTB e Natação deste ano) também estavam presentes, bem como Karen Kornilovicz, corredora da edição 2008. 

“Somente de ficar entre os finalistas no Triathlon eu já estava feliz e achava que podia ter chances pois me dediquei bastante este ano e tinha boas coisas para apresentar, mas ainda não estou acreditando que consegui a vaga, sei que ela é muito disputada e estou muito contente”, diz Ulisses que pretende se concentrar nas provas de longa distância este ano.  

Depois desta última edição apenas com atletas masculinos, uma mulher volta a fazer parte do time, e justamente na Corrida, a modalidade mais concorrida. Aos 28 anos, Daniela Barcelos de Souza é corredora há 10 anos e impressiona pelo biotipo já propício para ótimos corredores. “Eu comecei incentivada pelo meu irmão”. Daniela é estudante de Educação Física e todo ano corre a São Silvestre. No ano passado terminou a prova com o tempo de 1h08min.

Muitos dos finalistas estavam presentes no evento, como Alexandre Diniz (Corrida), Rita Apezzato (Triathlon), Fernando Tolin (Triathlon), Edgar Melo (Corrida), Ciro Dias (Corrida), Pamela Garcia (Corrida), entre outros. “Todos os finalistas podem se considerar vencedores, pois a decisão foi realmente nos detalhes, todos os currículos ou histórias esportivas eram ótimas e ficamos convencidos da paixão de cada um por seu respectivo esporte. Agradeço a todos pela participação”, disse Christian Kittler.

“Estamos participando do projeto pelo segundo ano consecutivo e esta é uma parceria está sendo bem construída. É importante para nós incentivarmos os atletas amadores e também termos a oportunidade de divulgar nossos produtos, pois a parte nutricional é muito importante para qualquer esportista”, afirmou Edney Jorge, da Forten, patrocinadora principal do projeto.

O Projeto – Junto com parceiros de diversas áreas, o ativo.com oferece um ano de suporte de primeiríssima linha, proporcionando a prática esportiva com condições de atletas profissionais. Na edição 2011 os atletas contarão com alguns parceiros de outras edições como a assessoria esportiva da BK, conduzida pelo treinador kim Cordeiro; a equipe de nutricionistas da empresa Nutricius; com a equipe de médicos e fisioterapeutas do Instituto Cohen, e agora também com os profissionais do Sports Lab (ergoespirométrico e monitoramento). Em 2011 há uma novidade, os atletas também contarão com a psicóloga esportiva Carla de Pietro.

Na parte de equipamentos o time não poderia ser melhor, os uniformes serão confeccionados novamente pela Hard Eight com tecido tecnológico Santaconstancia. Os demais materiais esportivos serão fornecidos pela Kailash (aventura), Flets e Nike (tênis). A DLK Sports fornecerá o Monitor Cardíaco da Oregon. Os suplementos serão fornecidos pela Forten e Probiótica. As inscrições nas provas ficam por conta do ativo.com, que também irá presentear cada atleta com o cartão ativo club.