Seleção de goalball treina para o Mundial em junho

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A seleção brasileira de goalball masculino começou nesta última segunda-feira (12/4), em Niterói (RJ), a primeira fase de treinamento visando o Campeonato Mundial da categoria, que será de 17 a 25 de junho, na Inglaterra. Para esse primeiro período de treinos, que vai até o dia 28, foram convocados nove atletas. Entre eles, quatro jovens promessas: os irmãos Leandro Moreno e Leomon da Silva, de 22 e 17 anos, e Tiago Lima e Max Diego do Rosário, ambos de 20 anos.

“A ideia é mesclar os jovens com os experientes”, explica o coordenador técnico da seleção, Márcio Morato. Esta não é a primeira vez que Leandro e Tiago vestem as cores do Brasil. O primeiro participou do Mundial de Jovens, enquanto o segundo foi para o Parapan Juvenil, ano passado. Já Leomon e Max foram descobertos nas Paraolimpíadas Escolares, que aconteceram em novembro de 2009, em Brasília.

Esta é a primeira vez que a seleção brasileira masculina de goalball conquista o direito de disputar o Campenato Mundial da categoria (em 2002 a competição foi no Rio de Janeiro e o grupo teve direito à vaga de país sede). Por isso os treinamentos serão puxados. “Nós detectamos que há uma dificuldade maior dos atletas treinarem quando voltam para casa”, justifica Morato.

Para evitar que o trabalho seja em vão, eles treinarão duas semanas e definirão os três cortes até o dia 28. Em 11 de maio os seis atletas que vão à Inglaterra se reapresentam para 35 dias de treinos até o embarque para o Mundial. “É muito raro um time conseguir treinar tanto tempo. Mas para conseguir a vaga para Londres 2012 já agora, só dessa forma”, argumenta o coordenador técnico. Os três primeiros colocados no Mundial se classificam para as Paraolímpiadas de Londres.

Os convocados:
ALEXSANDER CELENTE / GUAÍBA-RS /30 anos
ROMÁRIO MARQUES / JOÃO PESSOA-PB / 21 anos
THIAGO COSTA / JOÃO PESSOA-PB / 26 anos
FILIPPE SILVESTRE / RIO DE JANEIRO-RJ / 28 anos
LUIZ SILVA FILHO / RIO DE JANEIRO-RJ / 31 anos
LEANDRO MORENO DA SILVA / BRASÍLIA-DF / 22 anos
TIAGO DE LIMA / CUIÁBA-MT / 20 anos
LEOMON DA SILVA / BRASÍLIA-DF / 17 anos
MAX DIEGO N. DO ROSÁRIO / BELÉM-PA / 20 anos

MÁRCIO MORATO – COORDENADOR DA MODALIDADE
ALESSANDRO TOSIN – TÉCNICO