Scheidt retoma campanha olímpica para a Star

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Depois da estreia na classe TP52, de vela oceânica, com o veleiro Luna Rossa, do Sindicato italiano Prada, Robert Scheidt se prepara para retomar a campanha olímpica na classe Star, no Campeonato Europeu, de 5 a 13 de junho, em Via Reggio, Itália, ao lado do proeiro Bruno Prada.

A competição italiana vai marcar a estreia do novo barco da dupla, uma embarcação alemã, do estaleiro Mader. “Estamos muito animados com o Europeu de Star, mas sabemos que não será fácil acertar o barco, pois teremos pouco tempo para treinar antes do evento”, diz Scheidt, que tem o patrocínio do Banco do Brasil, Prada e Rolex. “Já foram feitas algumas modificações no barco e estamos confiantes de que sejam boas para melhorar seu desempenho.”

Segundo a organização do Europeu de Star, 149 barcos já estão inscritos na competição, recorde de participação que bate até mesmo o do Mundial de 1998, disputado por cerca de 130 embarcações. “E como o vento deve estar fraco, será fundamental largar bem e entender a dinâmica do vento no local das regatas”, diz Scheidt.

O pouco tempo de preparação para o Europeu deve ser compensado antes da Pré-Olímpica de Weymouth, de 1º a 15 de agosto, na Inglaterra, na mesma raia em que serão disputadas as regatas da Olimpíada de Londres. “Para junho, julho, já marcamos dois treinos intensos no Lago Di Garda, na Itália, que serão fundamentais para desenvolvermos a velocidade do novo barco”, conta Scheidt.

Encerrado o Europeu, Scheidt terá pela frente mais uma etapa da Audi MedCup, em Marselha, França (de 15 a 20 de junho), na classe TP52, como timoneiro do Luna Rossa. “O veleiro não rendeu bem nas pernas de contravento em Cascais (terminou em nono lugar) e isso nos fez adotar uma tática mais agressiva para as largadas, o que nem sempre funciona”, conta. “Já planejamos algumas modificações nas velas e no barco para buscar um desempenho melhor em Marselha.”