Santa Casa de SP seleciona esportistas para pesquisa

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O Grupo de Traumatologia do esporte da Santa Casa de São Paulo realizará uma pesquisa clínica com 4 diferentes métodos de tratamento sobre tendinite patelar, lesão comum em esportistas. 

A tendinite patelar, também conhecida como Jumpers knee, são causadas por motivos relacionados a atividade física como correr, jogar futebol, saltar. A parte que prende o músculo no osso chamada tendão sofre um processo inflamatório e de desgaste.

A pesquisa clínica será aplicada em esportistas que praticam alguma modalidade pelo menos 1 vez por semana e que tenham dor na área do tendão patelar (figura abaixo) há no mínimo três meses. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail:
esportesantacasa@yahoo.com.br.

A maioria dos pacientes consegue uma boa recuperação com os tratamentos tradicionais como repouso, medicação e fisioterapia. Porém, muitos ficam com dor persistente no local machucado.

Os voluntários serão orientados detalhadamente sobre a pesquisa, sobre riscos e benefícios e o tratamento será oferecido gratuitamente. O Grupo realizará um exame de ultrassonografia da região para confirmar a doença e a divisão pelos grupos era feita de maneira aleatória. À qualquer momento, o voluntário poderá entrar em contato com o pesquisador e estará livre para abandonar o protocolo por qualquer motivo.

Os quatro diferentes métodos de tratamento:

• Aplicação de plasma rico em plaquetas (PRP).
• Terapia de ondas de choque.
• Fisioterapia excêntrica.
• Fisioterapia tradicional.